PUBLICIDADE
24 de maio de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • WHATSAPP
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Esportes

Dérbi 206: Brinco de Ouro recebe clássico sem vitória de visitante há cinco anos

Em brigas opostas na tabela, com técnicos que nunca venceram o duelo de maior rivalidade do futebol campineiro, Guarani e Ponte Preta se enfrentam neste sábado (2), às 18h, com torcida única bugrina

Redação Por Redação
2 de setembro de 2023
em Esportes
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Dérbi 206: Brinco de Ouro recebe clássico sem vitória de visitante há cinco anos

Partida será domingo, 28 de julho, às 16h, no estádio Brinco de Ouro. Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Por Eduardo Martins e Gustavo Magnusson

Chegou o grande dia para os torcedores de Guarani e Ponte Preta! Quase um ano e meio depois, o estádio Brinco de Ouro da Princesa volta a receber um clássico campineiro, o 70º de sua história de 70 anos, completados em 2023.

Com torcida única do time mandante, nesse caso do Bugre, seguindo recomendação do Ministério Público, o Dérbi 206 acontece na noite deste sábado (2), às 18h (SporTV), pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Brigando por objetivos opostos na tabela, as duas equipes rivais aparecem separadas por 10 pontos na tabela de classificação. Na 7ª colocação, com 41 pontos, o Bugre busca colar no grupo de acesso, enquanto a Macaca, na 14ª posição, com 31 pontos, luta para se distanciar da zona de rebaixamento.

De acordo com informações divulgadas pelo Guarani, mais de 10 mil ingressos já foram vendidos para o clássico de hoje contra a Ponte Preta. Os setores do Tobogã, Tobogã Inferior e Cabeceira Sul estão com bilhetes esgotados. Restam entradas apenas para as Vitalícias e a Cabeceira Sul (normalmente destinada aos visitantes, que desta vez não poderão marcar presença). As entradas estão sendo comercializadas na bilheteria do estádio Brinco de Ouro e também pelo site: www.ingressosa.com/guarani-fc-x-ponte-preta-brasileiro-serie-b-

Ao todo, em 205 clássicos disputados ao longo de 111 anos de rivalidade, foram 69 vitórias bugrinas, 67 triunfos pontepretanos, 68 empates e um resultado desconhecido. O jogo com placar misterioso remete justamente ao primeiro encontro entre as duas equipes, ocorrido no dia 24 de março de 1912, em um amistoso no antigo Campo da Vila Industrial.

Apesar do retrospecto histórico favorável, o Guarani não vence a Ponte Preta há três jogos.A última vitória bugrina aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2022, pelo placar de 3 a 0, no Brinco de Ouro, com gols marcados por Lucão do Break, Giovanni Augusto e Diogo Mateus, em duelo válido pela primeira fase do Campeonato Paulista. A Macaca acabaria rebaixada para a Série A2. Depois disso, os times se enfrentaram três vezes pela Série B, com dois empates e uma vitória dos pontepretanos, pelo placar de 1 a 0, no Moisés Lucarelli, no ano passado, com um golaço do meia Fessin.

A última vitória da Ponte Preta no Brinco de Ouro aconteceu no dia 5 de maio de 2018, quando o técnico do Guarani era justamente Umberto Louzer. Na ocasião, sob o comando de Doriva, a Macaca venceu por 3 a 2. Aquele também foi o último triunfo de uma equipe visitante no clássico campineiro. Esse tabu já dura cinco anos, com 14 Dérbis desde então que terminaram em vitória ou empate da equipe dona da casa.

Técnico Umberto Louzer busca primeira vitória no Dérbi Campineiro. Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Como vem o Guarani?

Na 7ª posição da Série B, o Guarani soma 41 pontos, três a menos que o Criciúma, primeiro time dentro do grupo de acesso. No entanto, o Bugre não possui nenhuma possibilidade de entrar no G4 porque tem duas vitórias a menos que a equipe catarinense (13 a 11). O Bugre conquistou apenas uma vitória nas últimas cinco rodadas do torneio nacional e só pensa nos três pontos no Dérbi 206 para afastar a má fase e continuar firme na luta pelo acesso.

Atleta do Guarani entre 2005 e 2007, vivendo atualmente sua segunda passagem como técnico do clube, Umberto Louzer vai disputar o Dérbi pela quarta vez e busca a primeira vitória. Ao todo, até hoje, o bugrino tem dois empates e uma derrota no clássico campineiro. No retorno ao clube, em 2023, o treinador ainda não disputou o clássico campineiro, mas soma 13 jogos até o momento, com sete vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, o que representa aproveitamento de 64,1% dos pontos.

O lateral-direito Diogo Mateus vai disputar o Dérbi Campineiro pela 5ª vez. Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Para a partida decisiva, a comissão técnica do Guarani conta com o retorno do lateral-direito Diogo Mateus e do zagueiro Alan Santos, livres depois de cumprirem suspensão na última rodada: empate em 1 a 1 com o Sampaio Corrêa, no último sábado (26), em São Luís, no Maranhão. A dupla será titular nas vagas de Iván Alvariño e Walber, por opção técnica.

“Nós tentamos conversar, passar as experiências vividas nos outros jogos, a atmosfera, o que esperar da torcida e todo o clima que envolve o jogo. Acredito que todo mundo já teve as suas experiências na vida, mas lógico que é uma semana diferente, um jogo diferente e um jogo muito especial. Da nossa parte, temos que tranquilizar quem não viveu isso. Estamos fazendo um ótimo campeonato, trabalhando bem e temos confiança que vamos nos apresentar bem no Dérbi”, pontuou Diogo Mateus, em entrevista coletiva durante esta semana.

“A responsabilidade existe em todas partidas e não tem um jogo mais importante do que outro. É óbvio que na semana do Dérbi precisamos lidar com essa ansiedade e expectativa do torcedor. São jogos que ficam marcados na história do clube, mas tudo isso vamos controlando com treino, trabalho e muito foco”, acrescentou o atleta, que está no clube desde 2021 e vai disputar o clássico campineiro pela quinta vez.

O volante Matheus Barbosa é um dos líderes do meio-campo do Guarani. Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

De olho na partida decisiva, o volante Matheus Bueno está recuperado de lesão na coxa e foi relacionado para o Dérbi 206.A tendência é que o atleta fique com a vaga ocupada por Lucas Araújo nos últimos jogos e volte a forma dupla de volantes com Matheus Barbosa. Bruninho será o responsável pela armação das jogadas atuando mais avançado.

Vice-artilheiro do Guarani na Série B, com sete gols marcados, e responsável por balançar a rede no Dérbi 205, Bruno Mendes disputa posição com Derek, artilheiro do clube no torneio nacional, com oito bolas na rede. Essa dúvida deve ser desfeita apenas uma hora antes do clássico campineiro, quando Umberto Louzer divulgará a escalação.

Atacante Derek disputa posição com Bruno Mendes para ser titular no ataque do Guarani no Dérbi 206. Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Como vem a Ponte Preta? 

Na 14ª colocação da Série B, com 31 pontos, cinco acima da zona de rebaixamento, a Ponte Preta chega ao clássico campineiro sem perder há quatro jogos, sua maior sequência invicta em todo o campeonato, com duas vitórias e dois empates. Em seu último compromisso, a Macaca derrotou o Londrina por 1 a 0, no último dia 25 (sexta-feira), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Completamente fora da briga pelo acesso, diferentemente de seu maior rival, a Macaca ainda busca mais cinco triunfos nos últimos 13 jogos para chegar ao número mágico de 46 pontos e se salvar matematicamente do rebaixamento.

Na pior das hipóteses, a Ponte terminará a rodada a quatro pontos de distância do Z4, em caso de derrota para o Guarani no Dérbi, combinada a uma vitória ou um empate do Sampaio Corrêa, que visita o lanterna ABC, em duelo que também acontece neste sábado (2), às 17h, no Frasqueirão, em Natal. A equipe maranhense abre a degola, com 26 pontos, um a menos que Avaí e Chapecoense, que já jogou na rodada. Os dois times catarinenses correm o risco de ser ultrapassados.

O técnico Pintado volta a comandar a Ponte Preta no Dérbi Campineiro após 14 anos: derrota em 2009. Foto: Marcos Ribolli/Ponte Press

Buscando a primeira vitória em seu segundo clássico campineiro como treinador da Ponte Preta, tendo sido derrotado por 1 a 0 no Dérbi 84, o último que o Guarani venceu no Majestoso, em 2009, o técnico Pintado terá os importantes retornos do goleiro Caíque França, do lateral-esquerdo Artur e do volante Léo Naldi, que cumpriram suspensão automática na rodada passada.

Por outro lado, o zagueiro Thomás Kayck e o volante Ramon Carvalho receberam o terceiro cartão amarelo no duelo contra o Londrina e são desfalques confirmados para o duelo contra o Guarani.

O lateral-esquerdo Artur retorna à equipe após cumprir suspensão automática. Foto: Diego Almeida/Ponte Press

“Um Dérbi nunca tem favorito, independentemente da colocação das equipes. É um jogo resolvido em detalhes e o emocional conta muito, com certeza. Apesar de ser na casa deles, não há nenhum favorito para esse duelo”, acredita o goleiro Caíque França, invicto no Dérbi Campineiro. Titular desde a última edição da Série B, ele disputou três clássicos contra o Guarani, com uma vitória e dois empates.

“Sabemos que o Dérbi passa pelas mãos dos goleiros. Tive atuações de destaque no passado e tentaremos chegar preparados o máximo possível para um jogo desse porte. Não basta apenas a preparação física e o descanso, mas também a parte mental. Entrar concentrado, sabedor da grandeza desse jogo, mas não deixar isso te atrapalhar. É preciso alinhar bem esses fatores”, apontou o arqueiro pontepretano, de 28 anos.

Caíque França: “Não basta apenas a preparação física, mas também a parte mental” . Foto: Marcos Ribolli/Ponte Press

Vivendo grande fase desde a chegada de Pintado, com três gols e uma assistência nos últimos cinco jogos, o jovem atacante Eliel, de 20 anos, é o artilheiro da Ponte Preta na Série B e será um dos três estreantes em Dérbi pelo lado da Ponte Preta, considerando o provável onze inicial da equipe. O jovem volante Felipinho, de 21 anos, também nunca disputou um clássico campineiro, assim como os atacantes Paulo Baya e André, que disputam uma posição para atuar ao lado de Eliel. Essa é a única dúvida na escalação.

Titular do meio-campo da Ponte, o volante Léo Naldi retorna de suspensão. Foto: Diego Almeida/Ponte Press

FICHA TÉCNICA:

Guarani: Pegorari; Diogo Mateus, Alan Santos, Lucão e Mayk; Matheus Barbosa, Matheus Bueno e Bruninho; Bruno José, João Victor e Bruno Mendes (Derek). Técnico: Umberto Louzer. 

Ponte Preta: Caíque França; Luiz Felipe, Mateus Silva, Fábio Sanches e Artur; Felipinho, Felipe Amaral, Léo Naldi e Elvis; Paulo Baya (André) e Eliel. Técnico: Pintado. 

Data: 02 de setembro de 2023 (sábado).

Horário: 18h (SporTV). 

Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Campinas (SP). 

Árbitra: Edina Alves Batista (SP) – FIFA.

Tags: Brinco de OuroCampinasDérbi 206FutebolGuaraniHora CampinasPonte PretaSérie B
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Ponte Preta tem novidades para encarar o Náutico no Recife
Esportes

Ponte Preta tem novidades para encarar o Náutico no Recife

Por Redação
23 de maio de 2025

...

Primeiro duelo da história entre Guarani e Figueirense foi no Majestoso; entenda
Esportes

Primeiro duelo da história entre Guarani e Figueirense foi no Majestoso; entenda

Por Redação
23 de maio de 2025

...

Protocolo de morte encefálica de jogador do Bragantino é interrompido

Boa notícia: jovem atleta Pedro Severino está consciente e acena para fãs

23 de maio de 2025
Guarani vai reencontrar Pintado pela segunda vez na temporada

Guarani vai reencontrar Pintado pela segunda vez na temporada

22 de maio de 2025
Guarani anuncia a contratação do lateral esquerdo Vitinho

Guarani anuncia a contratação do lateral esquerdo Vitinho

21 de maio de 2025
Mateus Silva e Renato devem deixar a Ponte na janela de transferência

Mateus Silva e Renato devem deixar a Ponte na janela de transferência

21 de maio de 2025
Carregar Mais












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Entre prédios e patrimônios: a disputa silenciosa pelo Centro histórico de Campinas

    Entre prédios e patrimônios: a disputa silenciosa pelo Centro histórico de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Padre de Indaiatuba é investigado sob acusação de estuprar jovem de 16 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Artigo:  Analfabetismo funcional tem rosto, nome e exige respeito – por Vanessa Crecci 

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Final de semana terá rock’n roll e gastronomia na Praça Arautos da Paz em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing e Comunicação

Pedro Basso
pedrobasso@horacampinas.com.br

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9880-3040

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.