Depois de ambos terem sido rebaixados à Série C do Campeonato Brasileiro do ano passado, o dérbi de número 209 é uma oportunidade para os times de Campinas provarem que o ano é de volta por cima. Ponte Preta e Guarani estão no páreo para avançar de fase no Paulistão. Os times se enfrentam neste domingo (9), a partir das 16h, no Estádio Moisés Lucarelli. A partida é de torcida única e os pontepretanos encherão o Majestoso com o maior público da temporada – o recorde é do jogo contra o Corinthians, com 8.896 pessoas e a expectativa é de público de 15 mil.
Na história do Paulistão, Ponte Preta e Guarani disputaram 82 dérbis. Foram 27 vitórias da Macaca, 33 empates e 22 vitórias do Guarani. A alvinegra marcou 107 gols e sofreu 96.
Se a Ponte leva vantagem no Paulista, o Guarani teve melhor retrospecto no ano passado, quando empatou por 1 a 1 no Brinco e venceu por 1 a 0 no Moisés Lucarelli, ambos pela Série B.
Levando em consideração todos os duelos entre Guarani e Ponte Preta, o Bugre soma 71 vitórias contra 67 da Macaca, além de 69 empates – há um placar desconhecido, o do primeiro confronto, realizado em março de 1912. Dentro do Majestoso foram 69 dérbis: 30 vitórias da Ponte, 21 empates e 18 vitórias do Guarani. A Macaca fez 92 gols e sofreu 69.

Como vem a Ponte Preta
Terceira colocada do Grupo D, a Ponte Preta está na briga por uma vaga nas quartas de final junto com o líder São Bernardo e o vice-líder Palmeiras, que tem os mesmos 12 pontos, mas leva vantagem no saldo de gols (5 a 2).
A Macaca vem de uma sequência de duas vitórias (Água Santa e Noroeste) e chega para o dérbi com novidades. Por outro lado, vai atrás da primeira vitória em casa neste Paulistão.
Para o dérbi válido pela oitava rodada do Paulistão, o zagueiro Saimon, o lateral-esquerdo Artur e o meia Pedro Vilhena estarão à disposição do técnico Alberto Valentim, após se recuperarem de problemas físicos, e devem estar no time titular. O camisa 10 Élvis, com uma lesão muscular na coxa direita, segue fora da equipe.

Como vem o Guarani
O Guarani vem embalado pela goleada de 4 a 0 sobre o Água Santa, no Brinco de Ouro, após uma sequência de duas derrotas. A equipe busca a primeira vitória como visitante neste Paulistão.
Na liderança do Grupo B, com 10 pontos, o Bugre precisa somar mais dois para alcançar o primeiro objetivo no Estadual. Se chegar aos 12, afasta o risco de rebaixamento. Por outro lado, a boa colocação na chave também já possibilita à equipe uma projeção de classificação às quartas de final.
O Guarani manteve a forma de preparação dos dérbis recentes e saiu de Campinas na sexta-feira e sábado. Os treinos aconteceram em Itu. Depois de fazer várias mudanças na formação nos últimos jogos em razão de lesões e do desgaste físico dos jogadores, o técnico Maurício Souza pode repetir a escalação da goleada de quinta-feira (6).
O treinador conta ainda para este domingo com mais opções para montar a equipe e fazer alterações ao logo da partida. Os volantes Caio Mello e Anderson Leite, o meia Isaque e o atacante Matheus Régis, ex-jogador da Ponte na Série B do ano passado, estão liberados e até já entraram em campo no segundo tempo diante do Água Santa.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA – Diogo Silva, Saimon, Emerson Santos e Danilo Barcelos; Maguinho, Léo Oliveira, Pedro Vilhena e Artur; Victor Andrade, Jean Dias e Danrlei. Técnico: Alberto Valentim.
GUARANI – Gabriel Mesquita; Lucas Justen, Raphael Rodrigues, Lucas Rafael e Emerson; Nathan, Mateus Sarará e João Victor; Luiz Miguel, João Marcelo e Deni Junior. Técnico: Maurício Souza.
Local: Estádio Moisés Lucarelli
Horário: 16h
Árbitro: Raphael Claus (SP)











