Guarani e Ponte Preta se enfrentarão neste sábado (6), às 17h, no Brinco de Ouro, pela primeira rodada do quadrangular que definirá o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. Será a primeira vez em 13 anos que um Dérbi estará envolvido numa decisão. Em 2012, o Bugre levou vantagem na semifinal do Campeonato Paulista e avançou à final.
Desta vez, o contexto decisivo inclui Náutico e Brusque, os demais integrantes do Grupo C e que também enfrentarão os rivais de Campinas. Bugre e Macaca voltam a se encontrar na última rodada do quadrangular, em duelo que pode definir o futuro de ambos na temporada 2026.
Todos os jogos dentro da chave acontecem em turno e returno e os dois primeiros sobem de divisão.
Nos últimos 53 anos, Guarani e Ponte Preta se enfrentaram em pelo menos nove decisões. As mais emblemáticas foram a de 2012 e a de 1981. Há 44 anos, no dia 5 de agosto, a alvinegra venceu por 3 a 2, no Moisés Lucarelli, conquistou o primeiro turno do Campeonato Paulista e avançou à final.

O jogo ficou marcado por uma falha de Birigui no gol de Serginho, o que encerrou prematuramente a passagem do goleiro pelo Bugre. Odirlei e Osvaldo foram os outros autores dos gols da Ponte, enquanto Ângelo e Jorge Mendonça marcaram para os visitantes.

Já em 29 de abril de 2012, no Brinco, o Guarani ganhou por 3 a 1, de virada. A Ponte abriu o placar com Caio no primeiro tempo e, no segundo, Fábio Bahia empatou antes de Medina anotar dois gols. O meia entrou no lugar do ídolo Fumagalli ainda durante a etapa inicial e marcou seu nome no clube.
Outra semifinal de Estadual protagonizada pelo futebol de Campinas foi no início de 1980 em duelo válido ainda pelo Paulistão do ano anterior. A Ponte ganhou os dois jogos – 2 a 1 no Moisés Lucarelli e 1 a 0 no Brinco – e foi à final.
Há 40 anos, Guarani e Ponte participaram de uma decisão parecida com a atual, em formato de quadrangular, e apenas o campeão da chave avançava à semifinal. O grupo ainda contava com CSA e Atlético-MG, que foi o classificado. Os dois dérbis disputados naquela ocasião terminaram empatados: 1 a 1 no Brinco e 0 a 0 no Majestoso.

Duelos nos extintos Torneio Laudo Natel e Taça São Paulo no início dos anos de 1970, valendo o título do segundo turno do Paulista de 1978 ou uma classificação para um dos times integram outros encontros decisivos entre os rivais. A partir de sábado, um novo capítulo começa a ser escrito na história do tradicional confronto.











