Depois do bom desempenho do Guarani na Copa São Paulo de Futebol Júnior, com a chegada até as oitavas de final, alguns jogadores do sub-20 começam a treinar nesta semana com o técnico Maurício Souza. Entre os integrados ao time profissional está o atacante João Marcelo, que fez 5 gols em 5 jogos na Copinha. Assim, ele passa a compor um setor do time que careceu de mais produção nessas duas primeiras partidas do Campeonato Paulista.
Na estreia, contra o Botafogo, no Brinco de Ouro, o Guarani venceu por 2 a 0 graças às falhas defensivas do adversário.
O primeiro gol foi contra e o segundo surgiu depois de uma saída errada dos visitantes na qual o volante Giva aproveitou para concluir com êxito. Já diante da Inter, em Limeira, sábado (18), Souza chamou a atenção para a falta de efetividade no ataque. No final da partida, que terminou 0 a 0, João Marcelo entrou na vaga de Eliseu e recebeu elogios.
“O João Marcelo estreou e foi muito bem dentro do que ele podia fazer. Correu e se esforçou ao máximo, mas ele ainda não treinou comigo”, analisou o comandante após o compromisso em Limeira.
Por enquanto, dos atacantes que entraram em campo nessas duas primeiras rodadas nenhum chegou a empolgar, embora ainda careçam de mais tempo para mostrar serviço. Eliseu e Matheus Régis foram titulares nos dois jogos, Rafael Bilu começou entre os 11 em Limeira, enquanto Renan Barnabé e João Victor entraram durante a partida no primeiro e segundo compromissos, respectivamente. Já Luiz Miguel ainda não estreou.

Souza admitiu que o Guarani ainda busca pelo menos três jogadores no mercado para fechar o elenco nessa primeira parte da temporada de 2025 e um “camisa 9” está no alvo, além de mais um zagueiro e um meia.
Por outro lado, não foi apenas no ataque que o Guarani encontrou dificuldades em Limeira. O time também pecou nas trocas de passes e na saída de bola. O estado do gramado “pesado e seco” do estádio Major José Levy Sobrinho e o desgaste físico foram alguns pontos abordados por Souza para justificar a fraca atuação, acrescentando que o time ainda está em construção.
“É uma equipe que está se formando e começando a ter o DNA daquilo que eu imagino”, frisou.
Apesar dos problemas apresentados até agora, os resultados foram positivos. Com uma vitória e um empate, o Guarani soma 4 pontos e lidera o Grupo B. O Santos tem a mesma pontuação, mas fica em segundo por ter saldo de gols inferior. A Portuguesa tem 1 ponto e o Red Bull Bragantino ainda está no 0 após duas derrotas.
Para a partida de quinta-feira (23), às 19h30, no Morumbis, contra o São Paulo, a expectativa fica por conta do aproveitamento dos zagueiros Márcio Silva e Alan Santos e do meia Anderson Leite, que estão em processo de recuperação, após apresentarem problemas físicos e clínicos.