A cada doação recebida durante o Dia D da Campanha do Agasalho de Campinas, uma salva de palmas renovava o ânimo dos voluntários. Realizada neste sábado (17), das 8h30 às 14h, no Paço Municipal, a mobilização arrecadou 1.496 quilos em roupas, calçados e cobertores.
Durante toda a manhã, a esquina da Avenida Anchieta com a Rua Barreto Leme tornou-se um ponto de encontro entre o frio do outono e o calor humano. Em sistema drive-thru, os donativos chegavam de forma constante: roupas, cobertores e calçados, entregues por cidadãos que, mesmo sem sair do carro, contribuíam com gestos silenciosos e expressivos.
“Campinas é uma cidade solidária. Ver a população se mobilizando, mesmo em um sábado, para ajudar quem mais precisa, mostra a força da empatia e da cidadania. A Campanha do Agasalho é um exemplo de como a união entre poder público e sociedade pode aquecer vidas e transformar realidades”, afirmou o prefeito de Campinas, Dário Saadi, que esteve no Dia D e doou roupas para a mobilização.
Entre as surpresas do dia, personagens como a palhaça Amarela, o palhaço Palito e até o Capitão América levaram leveza e alegria ao local. Com rostos pintados e muita disposição, celebravam cada doação como um gesto valioso. E eram. Cada peça carregava histórias, intenções e o desejo genuíno de aquecer alguém.
O Exército, por meio do 2º Batalhão Logístico de Campinas, contribuiu com o Dia D, ajudando a triar as peças e carregar as caixas para o caminhão. A Emdec ajudou no controle do trânsito, separando um espaço para os motoristas estacionarem e entregarem as doações. Integrantes do Voluntariado Sanasa também uniram forças com as equipes de trabalho na coleta e triagem das doações.
A mobilização conta com o apoio institucional das mídias EPTV, EP FM, CBN Campinas, TV Thathi, TH+, Nova Brasil, TV Câmara Campinas, Rede Família, Educa TV, Rádio Transamérica Campinas, Rádio Educativa Campinas, Rádio Brasil Campinas, Nova Brasil FM, VTV, Band Campinas, Diário Campineiro, Hora Campinas, Correio Popular e Eletromídia. Também apoiam a campanha as empresas Adere, Recap, Sanasa e o Atacadista Higa, além da Câmara Municipal de Campinas.
Os itens arrecadados serão destinados a abrigos, CRAS, serviços de abordagem social e ao Projeto Varal Solidário. Mais do que os números, foi o espírito coletivo que marcou a ação – a demonstração de que, quando o frio se aproxima, é o calor da empatia que mais conforta.
A Campanha do Agasalho continua até 31 de julho. Mais de 80 pontos de coleta estão disponíveis em toda a cidade. Doar é um gesto simples, mas seu efeito se prolonga, como um eco de solidariedade.











