O setor da floricultura nacional já está se movimentando para incrementar as vendas de flores e plantas ornamentais para o Dia das Mães. Trata-se da data mais significativa do setor, responsável por 16% de todo o faturamento anual. Neste ano, o segmento investe na variedade para atrair consumidores.
“O mercado de flores e plantas está cada vez mais diversificado. Os produtores investem muito para trazer novidades em variedades e em produtos cada vez mais bonitos e duráveis. A qualidade das flores brasileiras está cada vez melhor. Para se ter uma ideia, estão disponíveis para a comercialização no Brasil cerca 300 diferentes espécies e mais de 3.500 variedades”, comenta Kees Schoenmaker, presidente do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura.
Para o diretor de Comunicação e Marketing do Instituto, Renato Opitz, o produtor também vem se preocupando com a apresentação dos produtos, investindo não apenas na qualidade das flores e plantas que oferta a todo o país, como em embalagens cada vez mais decorativas e alusivas às datas comemorativas. “Essa preocupação é um importante detalhe que agrega muito valor ao produto final”, diz.
A campanha idealizada pelo Ibraflor, por exemplo, tem como slogan “Presenteie com flores e plantas para celebrar o amor que cresce e floresce a cada dia” e foi disponibilizada para ser usada nas redes sociais e nos pontos de venda por todos os elos da cadeia da floricultura, do produtor ao lojista. A mesma linha segue a campanha da Cooperativa Veiling Holambra, com cerca de 400 produtores associados, que procura o fortalecimento entre mãe e filho por meio do cuidado com as plantas: “O cuidado presente em todos os momentos”.

Também a Cooperflora, que agrega cerca de 100 produtores, foca a sua campanha na emoção. “O mundo é melhor pelos olhos dela. Cultive o amor daquela que sempre nos compreende com apenas um olhar. Dê flores nesta data tão especial. Feliz Dia das Mães. Para a data, a Cooperativa trabalhará, em especial, a divulgação de tulipas e azaléas em vaso, rosas coloridas, girassol, cravo e cravo-spray.
Mercado de flores, plantas ornamentais e acessórios para floricultura e decoração do Circuito das Flores, na região de Holambra, o Ceaflor está bastante confiante neste que será o seu primeiro Dia das Mães totalmente livre dos efeitos da era covid.
O complexo comercial que abriu as portas em setembro de 2019, e atualmente reúne 947 boxes de produtos diversos, ampliará o período de funcionamento do mercado, entre 27 de abril e 13 de maio, com os portões sendo abertos aos clientes – atacadistas e varejistas – a partir das 4 horas da manhã, duas horas antes do horário habitual.
“Nossos produtores e comerciantes estão otimistas com o Dia das Mães, a data que, por ser sempre muito aquecida, representa o “Natal” do setor de flores e plantas ornamentais. Eles estão todos prontos para ofertar ao mercado brasileiro a enorme variedade de produtos em flores de corte e em vaso e plantas ornamentais em diferentes cores, tamanhos, texturas e preços, a fim de que todas as mães sejam homenageadas com flores por seus filhos e netos”, comenta o presidente do Ceaflor, Antonio Carlos Rodrigues.