Os 26 anos de tradição do bolo perpetuam a fama de casamenteiro de Santo Antônio entre os frequentadores da igreja do bairro Ponte Preta, em Campinas. Nesta quinta-feira (13), milhares de fiéis são esperados para as sete missas que ocorrerão na paróquia. E também para pegar uma fatia de bolo preparado a muitas mãos, além de pães doados com as bênçãos do padroeiro.
As missas nesta quinta acontecerão às 6h30, 9h, 11h, 13h, 15, 17 e 19h. Ao término das celebrações, haverá ainda a veneração da relíquia de Santo Antônio e a bênção dos objetos religiosos.
Há 26 anos, a paróquia de Santo Antônio, em Campinas, oferece o tradicional bolo que, pela crença, pode encurtar a busca pelo par ideal. A grandeza da ação é medida pelas dez mesas de bolo recheado com doce de leite e coberto com chantilly. Cada mesa tem 15 metros de comprimento e a conta é de mais de 18 mil pedaços no total.
Diz a tradição que a graça do casamento desejado só é concedida a quem encontra uma medalha do santo. Nesse caso, a chance é grande: cerca de 5 mil medalhas foram distribuídas na massa.

Cada pedaço individual de bolo custa R$ 10 e o tamanho família sai por R$ 25. O bolo começou a ser vendido nesta quarta-feira, Dia dos Namorados, mas a grande procura é espera para esta quinta, Dia de Santo Antônio. A igreja fica na Avenida da Saudade, 854, no bairro Ponte Preta.
A Emdec realiza uma operação especial de trânsito, no entorno da Igreja de Santo Antônio, no bairro Ponte Preta. As ações operacionais ocorrem entre 6h e 21h. A ação tem como finalidade facilitar a retirada dos bolos, vendidos pelo sistema de drive-thru e também presencialmente.
Fartura
Na fé cristã, Santo Antônio representa mais do que um intercessor de uniões. É também o padroeiro é patrono das mulheres estéreis, dos pobres, dos viajantes, dos pedreiros e dos padeiros.
O pão de Santo Antônio, que será distribuído aos fiéis nas celebrações, simboliza a fé cristã na fartura de alimentos em casa.
A tradição para muitos católicos é guardar um pedaço do pão abençoado junto a mantimentos para nunca falta alimento em casa.