A manhã do Dia dos Pais em Campinas começou gelada e com recorde de temperatura mínima em 2024. Segundo o Cepagri da Unicamp, às 8h os termômetros chegaram a 6°C, apesar do sol e do céu sem nuvens. A previsão para este domingo (11) aponta grande amplitude térmica, com a máxima podendo chegar aos 22°C. O acumulado de chuva nas últimas 72 horas também contribuiu para que a média histórica do mês já fosse superada.
A previsão do Cepagri indica que o domingo deverá ser de tempo firme e céu parcialmente nublado.
Uma segunda frente fria no começo da próxima semana reforçará a entrada de ar frio e ajudará a manter as temperaturas baixas até aproximadamente a próxima quarta ou quinta-feira, a partir de quando as máximas voltam a subir.
A frente fria também trouxe chuva à região na sexta-feira e sábado. O acumulado dos dois dias chegou a 36,3mm, acima dos 30,4 de média esperados para o mês de agosto em Campinas. Com esse volume, este já é o mês de agosto mais chuvoso no município desde 2018, quando o volume chegou a 75,9mm. O volume acumulado encerra a sequência de três anos com chuva abaixo da média na cidade.
As temperaturas baixas trazidas pela massa de ar polar obrigaram o campineiro a tirar os casados do armário desde a última sexta-feira. No sábado (10), a máxima do dia ficou em 17,3°, às 17h, enquanto a mínima foi de 6,8, às 7h.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de geada para a região. O Instituto informou que, considerando a intensidade e a propagação continental prevista para o ar frio, esta será a primeira massa de ar frio, em 2024, que conseguirá avançar sobre todos os estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.
Veja as menores temperaturas já registradas em Campinas








