Sensibilizar a sociedade e os órgãos públicos e privados da área da saúde sobre a importância de fortalecer a área de cuidados paliativos como um componente importante ao longo da vida de pessoas que enfrentam doenças crônicas avançadas, sem possibilidade de cura. Este é o objetivo do Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado todos os anos no segundo sábado de outubro; neste ano em 11 de outubro, numa iniciativa da Aliança Mundial de Hospices e Cuidados Paliativos (WHPCA – Worldwide Hospice Palliative Care)
Mas afinal, o que são cuidados paliativos? Trata-se de uma abordagem de cuidados que buscam melhorar a qualidade de vida de pacientes e de suas famílias diante de enfermidades que ameaçam a continuidade da vida. Os cuidados paliativos atuam no alívio da dor, no controle de sintomas físicos e também oferecem suporte emocional, social e espiritual, colocando o paciente no centro de uma atenção verdadeiramente humanizada.
A importância dos cuidados paliativos está em garantir dignidade e bem-estar, mesmo em situações em que não há possibilidade de cura. Reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um direito humano fundamental, eles são essenciais para oferecer qualidade de vida aos enfermos, respeitando a história de cada indivíduo.
Com previsão de inauguração no próximo ano e localizado em Campinas, o Centro de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos LO TEDHAL segue o modelo conhecido internacionalmente como hospice e é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. À frente da iniciativa está a médica Suzel Frem Bourgerie, professora doutora pela Unicamp, especializada em cuidados paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford, certificada como professora pelo Instituto de Compaixão da Universidade de Stanford (USA).
A especialista participou ao longo de sua trajetória de inúmeras iniciativas de formação de profissionais em cuidados paliativos no Brasil e serviços de atendimentos nesta área. Na entrevista a médica comenta sobre o evolução da área de cuidados paliativos no Brasil e dá mais detalhes sobre o Centro LO TEDHAL.
Hora Campinas: Qual sua avaliação sobre a evolução da área de cuidados paliativos no Brasil? Ainda há muito desconhecimento sobre o tema e dificuldades para os pacientes e profissionais?
Dra. Suzel Frem Bourgerie: Temos um longo caminho a percorrer e muito a fazer na área dos cuidados paliativos no Brasil. Falo em relação à informação à sociedade sobre o que são cuidados paliativos, capacitação dos profissionais na área da saúde, ensino nos cursos de graduação, sensibilização dos órgãos públicos e privados de saúde e investimentos neste setor.
No ranking mundial – conforme um estudo realizado em 2022 e divulgado pela Academia Americana de Cuidados Paliativos – de 81 países avaliados o Brasil ocupa o 79º lugar em qualidade de morte.
Já foram dados passos iniciais importantes na política. Em 2022 com a aprovação do Programa Nacional de Cuidados Paliativos (projeto de lei 2.460), e em 2024, com a oficialização da Política Nacional de Cuidados Paliativos no Sistema Público de Saúde (SUS),estabelecendo diretrizes para a oferta destas práticas.
Mas os estudos mostram que a maioria dos brasileiros morrem em sofrimento evitável porque precisamos de muitos serviços públicos e privados de cuidados paliativos.

Como surgiu o Centro Lo Tedhal em Campinas? Qual atendimento é oferecido e como é o financiamento?
O Centro de Cuidados Paliativos LO TEDHAL é uma instituição sem fins lucrativos e surgiu da experiência vivenciada por mim no Hospital de La Cité Universitaire em Paris, onde tive a honra de estar com Dr. Maurice Abiven, médico que levou os cuidados paliativos para a França.
A inauguração do Centro deve ocorrer no próximo ano. Será oferecido atendimento a nível de internação, hospital-dia, pronto socorro, ambulatório e atendimento domiciliar para enfermos do SUS, convênio e particular.
A princípio o atendimento estará voltado para pacientes com câncer avançado, devendo se estender no futuro para portadores de doenças crônicas degenerativas.
É importante também acrescentar que o Centro LO TEDHAL tem como missão oferecer cursos de educação continuada em Cuidados Paliativos para todos os profissionais já atuantes da área da saúde, como já foi oferecido antes da pandemia para profissionais de todo o Brasil, através de sua parceria com o Instituto Pallium da Argentina, ponto de referência na América Latina, além de criar parceria com universidades no ensino nesta área.











