13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Educação e Cidadania

Diagnóstico precoce ajuda no desenvolvimento de crianças com distúrbios de aprendizagem

Avaliação neuropsicológica é primeiro passo para identificar o tipo de transtorno e buscar o tratamento

Redação Por Redação
22 de junho de 2025
em Educação e Cidadania
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Diagnóstico precoce ajuda no desenvolvimento de crianças com distúrbios de aprendizagem

Para confirmar a suspeita, o primeiro passo é a realização de uma avaliação neuropsicológica, alerta especialista. Foto: Freepik

Pelo menos 1,8 milhão de crianças que frequentam escolas de ensino básico no Brasil apresentam algum distúrbio de aprendizagem, segundo o Censo Escolar do MEC (Ministério da Educação). O que para os pais pode parecer preguiça ou uma simples distração em sala de aula, muitas vezes, são sinais de um distúrbio que precisa do acompanhamento de profissionais especializados para que a criança aprenda a ler, escrever e fazer cálculos sem prejuízo para o seu desenvolvimento. O alerta é da neuropsicóloga Beatriz Filliettaz, fundadora do Instituto Unicamente, especializado em desenvolvimento infantil, com unidades em Campinas, Hortolândia e Monte Mor.

De acordo com Beatriz, existem vários tipos de distúrbios de aprendizagem. Os mais comuns são a dislexia, a discalculia e a disgrafia. A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a leitura. A gravidade varia em cada criança, mas pode afetar a fluência da leitura, a decodificação, a compreensão, a recordação, a escrita, a ortografia e, às vezes, a fala.

Já a discalculia, interfere na capacidade da criança de aprender a matemática. Ela pode ter dificuldade em compreender os símbolos matemáticos, memorizar e organizar números ou problemas para contar.

No caso do transtorno de disgrafia, a criança apresenta dificuldades de escrita e nas habilidades motoras finas. Os problemas incluem letra ilegível, planejamento espacial inadequado no papel, ortografia ruim e dificuldade em compor a escrita.

“Para aprendermos, é necessário que nosso cérebro realize uma série de conexões entre as suas diversas áreas, que compreende processos como atenção, percepção, memória, simbolização e conceituação. Para quem tem um transtorno de aprendizagem, há um bloqueio em algum desses processos e a pessoa precisa de ajuda para superar essa dificuldade específica”, explica a neuropsicóloga.

A especialista observa que os professores costumam ser os primeiros a identificar sinais de distúrbios de aprendizagem na criança e a comunicar aos pais. “Para confirmar a suspeita, o primeiro passo é a realização de uma avaliação neuropsicológica. A partir da aplicação de diversos testes para avaliar cada função do cérebro chega-se ao diagnóstico de que se a dificuldade em aprender é um distúrbio ou não. O diagnóstico precoce é fundamental para ajudar no desenvolvimento dessas crianças”, orienta Beatriz.

Caso seja confirmado o transtorno de aprendizagem, o neuropsicólogo encaminha a criança para o cuidado de outros profissionais, de acordo com a necessidade identificada nos testes. “Se a criança tem dificuldade de leitura, comunicação verbal, por exemplo, encaminhamos para um fonoaudiólogo. Se a dificuldade for sensorial, o apoio de um terapeuta ocupacional será bem-vindo. Se a dificuldade for pedagógica, é preciso o acompanhamento de uma psicopedagoga. Caso seja comportamental, encaminhamos para um psicólogo. E, assim, vamos trabalhando para o desenvolvimento da criança”, exemplifica a especialista.

SINAIS DE ALERTA

Beatriz orienta educadores, pais e familiares a ficarem atentos a alguns sinais que podem indicar distúrbio de aprendizagem:

– A criança lê e não memoriza;

– Não consegue interpretar um problema de matemática;

– Tem dificuldade em lembrar informações ou em recordar fatos recentes;

– Não consegue contar sobre o conteúdo aprendido na rotina escolar;

– Apresenta dificuldade para copiar a lição e fica atrasada em relação às outras crianças.

“Geralmente, os alunos com bloqueios para assimilar os conteúdos da escola sofrem com algum tipo de barreira cultural, cognitiva ou até mesmo emocional. Não é preguiça ou distração. São crianças focadas na explicação do professor, dedicadas, mas, que enfrentam dificuldade para aprender e precisam de ajuda profissional”, assinala Beatriz.

A neuropsicóloga observa que estudos já mostram que a exposição excessiva de crianças a telas como televisão, tablet, smartphone, dentre outros, podem diminuir a capacidade de concentração, dificultar a aprendizagem e prejudicar o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como resolução de problemas e pensamento crítico, essenciais no processo de aprendizagem na escola. “As crianças precisam ficar longe das telas e brincar mais. As brincadeiras estimulam o pensamento abstrato, a resolução de problemas, a memória e a concentração, habilidades essenciais para o aprendizado”, recomenda.

 

Tags: aprendizagemavaliaçãocriançasEducaçãoHora Campinas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Plataforma ajuda estudantes a avaliar chances no Sisu
Educação e Cidadania

Plataforma ajuda estudantes a avaliar chances no Sisu

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Arquivo Municipal lança programa para preservar a memória das escolas de Campinas
Educação e Cidadania

Arquivo Municipal lança programa para preservar a memória das escolas de Campinas

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

USP recebe até dia 16 inscrições para processo seletivo de medalhistas de olimpíadas do conhecimento

USP recebe até dia 16 inscrições para processo seletivo de medalhistas de olimpíadas do conhecimento

11 de janeiro de 2026
Materiais em PDF

Estudos, concursos e faculdade: como estudantes de Campinas podem se organizar melhor com materiais em PDF

10 de janeiro de 2026
Dom Bosco abre últimas vagas em cursos técnicos gratuitos para jovens em Campinas

Dom Bosco abre últimas vagas em cursos técnicos gratuitos para jovens em Campinas

10 de janeiro de 2026
Curso gratuito ‘Feirão do Instagram na Prática’ abre o ano do empreendedorismo feminino em Campinas

Curso gratuito ‘Feirão do Instagram na Prática’ abre o ano do empreendedorismo feminino em Campinas

9 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.