Em busca de recuperação para se afastar da zona perigosa e continuar sonhando com o acesso à elite nacional, a Ponte Preta enfrenta o vice-líder Vila Nova na noite desta terça-feira (23), às 21h30, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo do canal SporTV.
Na 13ª colocação, com 20 pontos, a Ponte Preta precisa ao menos pontuar para não correr nenhum risco de terminar a rodada dentro da zona de rebaixamento. Primeiro time dentro do Z4, o Botafogo-SP tem 18 pontos e pode chegar aos 21, se vencer. No entanto, a Macaca quer a vitória para tentar se aproximar do G4 (a distância atual é de seis pontos) e manter os 100% de aproveitamento dentro de casa sob o comando do técnico Nelsinho Baptista, além de compensar os frequentes tropeços como visitante.
Desde a chegada do treinador, na virada de maio para junho, a Ponte venceu todos os seus quatro compromissos no Majestoso (4 a 2 sobre o CRB, 1 a 0 sobre o Novorizontino, 3 a 1 sobre o Ceará e 4 a 2 sobre o Mirassol), mas ainda não conseguiu engatar uma sequência de dois triunfos consecutivos, devido aos maus resultados fora de casa. Mas isso não é exclusividade de Nelsinho, pois a Macaca não vence há 11 partidas fora de Campinas, desde o Paulistão.
Nos últimos sete jogos entre Ponte Preta e Vila Nova, foram seis empates e uma vitória da Macaca, conquistada no ano passado, pelo placar mínimo, com gol de pênalti de Pablo Dyego, no primeiro turno da Série B. O último triunfo da equipe goiana ocorreu no dia 12 de setembro de 2019: 1 a 0, com gol de Alan Mineiro, de pênalti, em pleno Majestoso, pela Série B.
Adversário pontepretano desta noite, o Vila Nova está invicto há seis partidas e ocupa a segunda colocação da Série B, com 28 pontos. A equipe do técnico Luizinho Lopes não tem chance de assumir a ponta e pode até deixar o G4, em caso de derrota para a Ponte, combinada a outros resultados da rodada.
Para o duelo desta noite em território campineiro, o técnico Nelsinho Baptista conta com os retornos do zagueiro Sérgio Raphael e do meia-atacante Matheus Régis, que cumpriram suspensão no último sábado (20), quando a Ponte Preta perdeu por 1 a 0 para o Paysandu na Curuzu, em Belém. O volante Emerson Santos também está livre para atuar após cumprir suspensão, mas depende da liberação do departamento médico.
Por outro lado, o comandante da Macaca não poderá contar com o lateral-esquerdo Zé Mário, expulso na rodada passada de forma inusitada e polêmica. Ele recebeu o primeiro cartão amarelo no início do primeiro tempo em função de uma ação faltosa e foi advertido novamente na sequência, por reclamação da marcação da infração, mas o árbitro esqueceu de expulsá-lo.
A correção com a aplicação do vermelho veio somente 16 minutos depois do lance, após aviso do VAR. A decisão gerou revolta dos jogadores pontepretanos, que alegam que o amarelo por reclamação na verdade tinha sido para o zagueiro Joílson. Mas o entendimento do VAR foi diferente ao analisar as imagens.
Ainda sem o lateral-esquerdo argentino Gabriel Risso, que ainda não se recuperou de dores no púbis e será baixa pelo segundo jogo seguido, Nelsinho precisará improvisar algum atleta na posição. A tendência é que Nelsinho escale Igor Inocêncio na esquerda, o que abre disputa na direita entre o jovem João Gabriel , de 19 anos, e o recém-contratado Thomás Luciano.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Vila Nova:
Pedro Rocha; João Gabriel (Thomás Luciano), Sérgio Raphael, Mateus Silva e Igor Inocêncio; Castro, Ramon Carvalho, Dodô (Emerson) e Elvis; Matheus Régis e Jeh. Técnico: Nelsinho Baptista.









