Sofrer uma grave lesão já representa um drama para um jogador de futebol. E quando ela vem em um país de cultura completamente diferente, distante e sem o apoio da família por perto, a situação se torna ainda pior. Essa foi a realidade vivida por Samuel no início de 2024 quando começaria sua terceira temporada como atacante do Oita Trinita, do Japão. Hoje, mais de um ano depois fora dos gramados, o atleta de 24 anos está pronto para recomeçar. E a relargada será com a camisa do Guarani.
“Me sinto pronto”, disse o jogador durante entrevista coletiva na última semana, no Brinco de Ouro. Incorporado ao elenco que disputará a Série C do Campeonato Brasileiro, Samuel marcou gol no jogo-treino contra a Portuguesa, sábado (29), no Canindé.

A volta acontece aos poucos, mas o cenário já é bem diferente de quando ele chegou ao clube campineiro no início de 2025. Na ocasião, o jogador ainda estava em processo de recuperação da contusão no tendão de Aquiles e a bateria de avaliações pela qual passou apontava a necessidade de um cuidado minucioso por parte do departamento médico e de preparação física. Sua liberação para o Campeonato Paulista estava descartada.
“Lesões prévias são fatores de risco para novas contusões”, alertou o fisiologista do Guarani, Filipe Veeck, que participou da mesma entrevista coletiva. “Como ele ficou um período afastado, o objetivo foi condicioná-lo, com trabalhos voltados à resistência, força, velocidade. Agora, estamos conseguindo acrescentar cada vez mais as demandas de cargas de alta intensidade para que ele consiga performar da melhor maneira nos jogos”, explicou.
Samuel falou sobre seu drama no ano passado. “Me lesionei na pré-temporada e foi um período muito difícil no início, pois morava sozinho no Japão”, contou. “Depois de um tempo, fui liberado para me recuperar no Brasil e, perto da família, me senti melhor”, relata o jogador, que em seguida retornou ao país oriental para iniciar o período de transição, mas decidiu na sequência voltar ao futebol brasileiro após receber o convite do executivo Rodrigo Pastana.
“Agora, me sinto muito bem depois de todo o cuidado que recebi aqui no Guarani.”
Samuel surgiu em 2021 como grande revelação do Vitória e logo foi negociado com o futebol japonês. No ano de estreia no país, fez 26 partidas e marcou 7 gols, mas na temporada seguinte os números tiveram uma queda, com 1 gol anotado em 23 jogos. “No começo, cheguei em boa condição, consegui jogar e desempenhar bem. Depois, perdi espaço e o tempo em campo diminuiu bastante. Já na pré-temporada de 2024 veio a lesão”, detalha.
Sobre sua forma de atuar, diz que já jogou no 4-4-2, com dois atacantes de referência, e também mais isolado na frente, mas prefere ter o apoio de outros atacantes em campo.
“Quanto mais atacantes perto de mim, melhor”, esclarece. O jogador deve estar à disposição do técnico Maurício Souza para a estreia do Guarani na Série C no segundo final de semana de abril, contra o Maringá-PR, no Brinco de Ouro.











