A Ponte Preta chegou à sua sexta vitória como visitante na Série C ao superar o Guarani na primeira rodada da segunda fase da competição. Como visitante, a Macaca é a equipe com melhor desempenho no campeonato, com aproveitamento de 63,3%. Além das seis vitórias, a equipe somou três derrotas — contra São Bernardo, Caxias e Botafogo-PB — e um empate, diante do Figueirense, ainda na primeira fase.
Das próximas cinco partidas dos quadrangulares, apenas duas serão fora de casa, contra Brusque e Náutico. Contra o time pernambucano, a Macaca já havia conquistado vitória fora de casa na primeira fase, vencendo por 1 a 0 no Estádio dos Aflitos.
Por outro lado, sofreu a pior derrota do ano justamente para o Brusque — adversário da próxima rodada — por 4 a 1, no Moisés Lucarelli. Agora, as equipes se enfrentam novamente no mesmo palco da goleada sofrida pela Ponte na primeira fase.
No Campeonato Paulista, a Ponte já havia mostrado bom desempenho fora de casa: foram cinco vitórias e apenas um empate durante a campanha que rendeu à equipe a quarta melhor colocação, incluindo triunfos sobre o São Paulo, no MorumBis.
Vitórias “magras”
Além de mais uma vitória como visitante, o triunfo sobre o Guarani garantiu outra marca curiosa, que tem refletido a campanha da equipe na competição: o placar de 1 a 0 foi o oitavo das 12 vitórias da Ponte pelo placar mínimo. Outras três vitórias foram por 2 a 1 — contra Confiança, Floresta e CSA.
A única vitória da Macaca por mais de um gol de diferença ocorreu contra o Anápolis, ainda na quarta rodada, quando venceu por 2 a 0.
Para efeito de comparação, o ataque da Ponte tem apresentado desempenho regular entre os oito classificados para a segunda fase. A equipe possui a quarta melhor ofensiva, com 20 gols, igualada com Brusque e Guarani e à frente apenas de São Bernardo (19) e Floresta (15).
A boa fase de Toró
Enquanto a Ponte comemora o bom início da segunda fase e o desempenho fora de casa, o atacante Jonas Toró também alcançou uma marca relevante. Ele é o vice-artilheiro da competição, com seis gols, atrás apenas de Iago Teles, do Londrina, que marcou oito vezes. Toró alcança sua melhor temporada em gols desde que subiu ao profissional do São Paulo, em 2019, e é o artilheiro da Ponte em 2025, somando todas as competições.
O atacante marcou em quatro partidas consecutivas: balançou a rede nas vitória contra Itabaiana, Londrina, CSA e Guarani. A sequência teve início com a chegada do técnico Marcelo Fernandes, que precisou lidar com a saída de Jean Dias, um dos principais jogadores da Ponte na temporada.
Com a lesão de Everton Brito na mesma época, Toró se destacou como a melhor opção pelas beiradas do campo, superando até mesmo Jean Dias em número de gols pela Macaca, e em menos partidas. Enquanto o atual atacante do Atlético Goianiense marcou apenas três gols em 26 jogos com a camisa da Ponte, Toró chegou a marca atual de seis gols em 24 partidas nesta temporada.
A Ponte volta a campo no próximo domingo (14), às 19h, no Moisés Lucarelli, diante do Brusque. O time catarinense se classificou em sexto lugar, com 28 pontos, e estreou na segunda fase com derrota para o Náutico como mandante.