O sucesso de jogos de tabuleiro fez com que muitas empresas focassem no desenvolvimento de alternativas que se adaptem ao corrido dia a dia dos jogadores. Para alcançar esse objetivo, os games foram desenvolvidos focando em uma jogabilidade otimizada pelo computador e até mesmo via celular.
Foi graças a esse objetivo de oferecer uma jogabilidade perfeita para os jogadores, sem que eles precisem sair de casa, que é possível jogar jogo do bingo, truco, e até mesmo ludo, diretamente do seu celular.
Essa evolução dos jogos não parece estar estagnada, já que as empresas de tecnologia seguem investindo em inovações que deixam a jogabilidade ainda mais interessante para os jogadores. No caso dos tabuleiros, algumas iniciativas não são tão adaptáveis quanto via plataformas digitais.
Uma evolução necessária
A evolução dos jogos de tabuleiro para plataformas digitais foi necessária para a sua sobrevivência na vida dos jogadores. Em um Brasil onde o número total de smartphones supera os 480 milhões, qualquer jogo que não se adapte às telas dos celulares pode perder adeptos.
O fato dos jogos se adaptarem às telas do celular vai muito além da adaptação aos dispositivos móveis, mas sim a sua própria inclusão em uma ferramenta de uso diário no dia a dia do jogador brasileiro.
Uma pesquisa realizada pela organização Data.AI relevou que a média de tempo que os brasileiros passam na tela dos dispositivos móveis é de 5 horas diárias. Durante esse período, redes sociais e aplicativos bancários estão entre as opções mais utilizadas.
Dentro dos intervalos em que as redes sociais e os pagamentos não são utilizados, é comum que o brasileiro também jogue seus jogos favoritos. E é nesse momento que o jogo de tabuleiro entra como opção.
Essa possibilidade de jogar jogos de tabuleiro pelo celular se mostrou como de extrema importância para que esse tipo de jogo continuasse vivo na vida dos seus jogadores. Principalmente considerando o fato de que a geração mais nova não tem o costume de antigamente de ficar jogando em mesas de tabuleiro.
Pela nova geração nascer em um mundo digitalizado, o jogo de tabuleiro acabou por não fazer parte da sua infância como nos tempos antigos. Isso mostra, mais uma vez, a importância da digitalização desses jogos para a sua própria sobrevivência.
Novos recursos trazem uma jogabilidade inovadora
Dentro da digitalização dos jogos de tabuleiro entrou a inserção de novos recursos. Anteriormente, quem jogava em volta de uma mesa não tinha muitas condições de inovar como hoje em dia. No máximo algumas regras eram alteradas para deixar o jogo mais competitivo.
Com o advento das plataformas digitais, a inserção das inovações ficou muito mais palpável para os jogadores. As provedoras de jogos fizeram questão de inovar com foco no estímulo ao engajamento do jogador.
Em plataformas como o MPL Jogos, por exemplo, o brasileiro consegue jogar jogos de tabuleiro com dinheiro de verdade e com pessoas de diferentes partes do mundo. Assim, mesmo que os seus amigos de jogo morem em outro país, é possível ter uma experiência muito mais inovadora do que jogando em volta de uma mesa.
Outros recursos que são incluídos nos jogos são rodadas diferenciadas do padrão, um design focado na experiência do usuário e interatividade entre os jogadores. A combinação dessas funcionalidades dá energia para que os jogos de tabuleiro continuem sendo muito procurados no universo digital.
Tendência é de que jogos de tabuleiro sigam sendo opção de jogo
Existe uma tendência clara para os jogos de tabuleiro seguirem sendo uma das alternativas mais buscadas pelos jogadores brasileiros. Seu sucesso no passado, aliado às inovações inseridas no cenário atual, fazem com que o jogador se sinta motivado a continuar jogando alguns dos clássicos jogos de mesa.
Saber que a Inteligência Artificial não é mais tendência, é realidade, e aliá-la com o desenvolvimento de jogos e novas tecnologias pode significar uma nova etapa na criação de um jogo de tabuleiro, assim como já é em outros mercados.
As empresas que atuam no segmento de jogos precisam entender que o jogador busca uma experiência personalizada e, ao mesmo tempo, que traga uma nostalgia enquanto jogam jogos de tabuleiro. Essa combinação pode ser a chave do sucesso no mercado de um jogos de mesa tanto no curto como no longo prazo.











