O Diário Oficial desta quarta-feira (20) publicou a autorização para a contratação de 12 projetos de arte urbana pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), no valor total de R$ 528.249,00. As iniciativas fazem parte do Edital de Credenciamento nº 002/2023 – “Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo – “Campinas Arte Urbana – Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano”.
O programa, lançado em parceria entre a Seclimas e a Secretaria de Cultura por meio do Edital nº 3/2023, busca transformar a cidade em uma galeria a céu aberto. O objetivo é aproximar a população das artes visuais urbanas e, ao mesmo tempo, estimular reflexões sobre questões ambientais e sociais.
“Esse projeto leva conscientização através da cultura. As intervenções artísticas permitem que toda a cidade tenha contato com esse tipo de expressão e, ao mesmo tempo, difunde a educação ambiental de forma democrática”, destacou o educador ambiental Gustavo Merlo.
Até o momento, 24 obras já foram entregues e estão espalhadas por diferentes regiões de Campinas, trazendo cor e novas perspectivas ao ambiente urbano.
Os temas abordados nas obras são Meio Ambiente Urbano; Mobilidade Urbana; Fauna e Flora Nativa; Educação Ambiental; Marcos Simbólicos de Campinas e Referências Étnicas da Formação da Cultura Campineira
Arte como transformação social e ambiental
O edital foi criado para credenciar grafiteiros e muralistas aptos a realizar intervenções em murais, empenas, fachadas e espaços públicos.
A ação tem como diretriz ornamentar os espaços urbanos e inibir a poluição visual; valorizar a identidade cultural local e as narrativas dos artistas; estimular novas formas de olhar para a cidade e promover a acessibilidade e visibilidade da arte.
Aponta também para o incentivo à criação cultural e a conscientização ambiental; a abordagem de temas socioambientais de forma lúdica, e o fortalecimento do protagonismo social.











