Dois homens armados invadiram uma escola no Jardim Florence, em Campinas, na noite desta quarta-feira (11), e causaram pânico nos alunos. Eles fizeram um arrastão em salas de aula e levaram ao menos 40 aparelhos celulares. Ninguém foi preso até agora. O assalto aconteceu na Escola Estadual Dr. Newton Oppermann. Segundo relatos, um dos homens aparentava ser menor de idade. No começo, alguns dos estudantes pensaram que se tratava de uma brincadeira, até visualizarem as armas e a abordagem da dupla. A movimentação foi captada por câmeras de segurança.
Um deles entra na escola e vai para as salas de aula, enquanto o outro permanece um tempo do lado de fora. Depois, ambos passam a recolher os aparelhos. Um vai embora correndo com uma mochila e o outro sai da sala caminhando.
A Polícia Militar (PM) foi acionada, mas ninguém foi preso ou identificado até o momento. Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou que lamenta que a escola e seus alunos tenham sido vítimas do crime. Informou que ninguém ficou ferido e que os responsáveis pelos estudantes foram informados sobre a ocorrência.
“A gestão da unidade escolar está tomando providências junto aos órgãos de Segurança Pública. A equipe do programa Conviva irá prestar apoio à comunidade escolar. Aos alunos será disponibilizado atendimento do programa Psicólogos na Educação, mediante da autorização dos responsáveis”, informou.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi acionada, mas ainda não enviou posicionamento.
Sequência de casos
Desde o mês passado, cidades paulistas e, em especial a Grande São Paulo, têm registrado casos de assaltos à mão armada cujo objetivo dos ladrões é levar o celular da vítima. Já houve até latrocínio. Por conta disso, as forças de Segurança Pública detonaram a chamada Operação Sufoco, com apoio de equipes como a Rota, para impedir casos como esse e, sobretudo, tirar as quadrilhas de circulação. O foco são os falsos entregadores de delivery, que simulam estar entregando comida quando na verdade buscam a abordagem criminosa.











