Apenas quatro dias após conquistar o acesso à elite estadual, com direito a vitória e festa no Majestoso, a Ponte Preta já tem outra decisão pela frente. Diante do único adversário que a derrotou no campeonato, a Macaca visita o Novorizontino na noite desta quarta-feira (5), às 18h30, no estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, a cerca de 300 quilômetros de distância de Campinas, pelo primeiro jogo da grande final da Série A2 do Campeonato Paulista. A partida terá transmissão ao vivo da TV Cultura e do canal oficial do Paulistão no YouTube.
Desde a refundação do Novorizontino, em 2010, a Ponte Preta nunca venceu o oponente fora de casa. De lá para cá, foram cinco jogos entre 2019 e 2023, com três empates e duas derrotas, a primeira delas por 2 a 0, na decisão do Troféu do Interior em 2021, e a outra no duelo mais recente, por 3 a 0, pela primeira fase da atual edição da Série A2. Esse é o único resultado negativo da Macaca em 19 jogos dentro da competição estadual.
O duelo contra o Novorizontino marca novo reencontro entre a Ponte Preta e o técnico campineiro Eduardo Baptista, que acumula duas passagens pelo Majestoso, a primeira em 2016, quando conduziu a equipe à sua melhor campanha na história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, e a segunda entre 2017 e 2018, mas sem o mesmo destaque.

Na manhã da última terça-feira (4), no último treino realizado no CT Jardim Eulina, antes da viagem para Novo Horizonte, a Ponte Preta recebeu a ilustre visita do lateral-direito Emerson Royal, do Tottenham e da Seleção Brasileira, revelado nas categorias de base do clube alvinegro. Ele, inclusive, foi o autor do gol do título do Troféu do Interior de 2018, quando a Macaca venceu o Mirassol por 1 a 0, no Majestoso, pelo segundo jogo da decisão.
Para o duelo desta noite, o técnico Hélio dos Anjos contará com o retorno de suspensão do experiente zagueiro Fábio Sanches, que deve entrar no lugar de Edson para atuar ao lado de Artur no miolo de zaga, na única mudança que o treinador pontepretano deve promover na equipe titular.

Ao contrário do que aconteceu há dois meses, quando tomou 3 a 0 do Novorizontino em seu pior jogo no campeonato, no dia 1º fevereiro, em Novo Horizonte, desta vez a Ponte Preta tentará trazer um bom resultado para decidir o título dentro de casa, diante de sua torcida, no próximo sábado (8), às 15h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Um empate no placar agregado levará a decisão para os pênaltis.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Novorizontino, pelo jogo de ida da final da Série A2:
Caíque França; Luiz Felipe, Fábio Sanches, Artur e Júnior Tavares (Jean Carlos); Felipe Amaral, Léo Naldi, Matheus Jesus e Elvis; Pablo Dyego e Jeh. Técnico: Hélio dos Anjos.