No domingo (6) é comemorado o Dia Nacional do Riso e o projeto Despertar das Artes, realizado pela Sociedade Humana Despertar (SHD), de Sumaré, destaca a importância do riso na vida das pessoas.
Para o educador social do projeto Despertar das Artes, Léo Rodrigues, a arte de sorrir proporciona qualidade de vida, ajuda no crescimento saudável das crianças e contribui na vida adulta profissional e pessoal.
O educador lembra que o projeto Despertar das Artes trabalha com várias oficinas que estimulam o riso, entre elas as ligadas à arte circense. “A alegria e o riso são contagiantes e estimulamos sempre as crianças e os adolescentes do projeto a transbordarem essa sensação que se faz tão presente no circo”, conta. “A medida que vamos trabalhando números circenses e cenas, focamos no que vamos transmitir para o público. Sentimentos e emoções poderão ser despertados. A partir daí, nos ensaios das oficinas, o riso se torna orgânico, até porque podemos dizer que realmente não são somente as técnicas que devem ser experimentadas, mas que a alegria e o riso são a essência do circo.”
Léo Rodrigues lembra da importância do riso no desenvolvimento da criança. “Uma pessoa que vive a experiência de ser feliz, de sorrir na infância, se torna um adulto mais sociável, literalmente feliz”, explica. “Quando uma criança é submetida a experiências duras, regradas e severas, sem poder se expressar, brincar, se divertir por exemplo, a medida que o tempo passa, tudo isso ficará registrado corporalmente e mentalmente, as memórias afetivas estarão lá registradas e marcadas. A chance dessa pessoa se tornar um adulto frustrado e sem grandes perspectivas é enorme. Precisamos de uma certa dose de humor na rotina”, afirma.
Oficinas culturais e artísticas gratuitas
Com a realização da Sociedade Humana Despertar, em parceria com a Humaniza, organização de desenvolvimento humanitário internacional, o projeto Despertar das Artes é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Há vagas disponíveis para as oficinas do projeto. Para garantir as inscrições, os interessados devem enviar um e-mail para shd@shd.org.br, acessar o site shd.org.br para obter mais informações ou dirigir-se à sede da SHD, Rua dos Pinheiros, 105, Jardim Basilicata, Sumaré.











