PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Efeito Bolsonaro: vereador denuncia injúria racial contra morador de Holambra

Falas racistas e de deboche ao parlamentar teriam ocorrido em live no Facebook; polícia investiga

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
29 de maio de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Efeito Bolsonaro: vereador denuncia injúria racial contra morador de Holambra

Serjão e as testemunhas que levou para reforçar a denúncia na Polícia Civil: episódio é decorrente do bullying que o vereador passou a sofrer desde que ouviu o comentário sobre seu peso em Brasília, no mês de abril. Foto: Divulgação

A piada gordofóbica do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o vereador Mauro Sérgio de Oliveira (PTB), o Serjão, presidente da Câmara Municipal de Holambra, continua rendendo desdobramentos. Desta vez, o parlamentar decidiu denunciar à polícia um morador da cidade, que teria conduzido uma live no Facebook com falas racistas e de deboche. O episódio é decorrente do bullying que o vereador passou a sofrer desde que ouviu o comentário sobre seu peso em Brasília, no mês de abril.

Desde então, Serjão, como é mais conhecido, passou a ser vítima duplamente – de supostos apoiadores do presidente, reforçando comentários gordofóbicos e de teor racista, e de municípes que passaram a cobrar que ele deveria ter se posicionado contra Bolsonaro, retrucando a piada. Em grupos de WhatsApp, em data anterior à live, que teria ocorrido em 14 de maio, esse mesmo morador já havia repetido frases injuriantes e de desprezo ao vereador.

 

O Hora Campinas teve acesso ao boletim de ocorrência número BQ6029, lavrado no dia 17 de maio último na Delegacia de Polícia de Holambra (veja abaixo).

 

O documento enquadra a ocorrência no artigo 140 do Código Penal (injúria). O texto estabelece o seguinte: “Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa. § 1º – O juiz pode deixar de aplicar a pena: I – quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria; II – no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria. § 2º – Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.”

O agravante racial está narrado no parágrafo 3º: “Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003) Pena – reclusão de um a três anos e multa. (Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997)”.

Na live (ela não está mais disponível, provavelmente foi removida pelo autor ou pelo próprio Facebook), o acusado teria ofendido também um policial militar da cidade. Esse PM reforça a denúncia no BO. Um outro vereador da cidade está incluído na ocorrência como testemunha, pois foi ele que ouviu a live e que levou o episódio a Serjão. Não há prazo para apuração do caso. Um pendrive com as falas desse morador foi anexado na denúncia levada à Polícia Civil.

 

Amigos e aliados de Serjão são unânimes em afirmar que esse suposto crime de injúria racial em apuração em Holambra acontece na esteira da piada de Bolsonaro.

 

Relembre a piada de Bolsonaro

“Tu pesa o quê? Mais de sete arrobas, né?”. Foi assim que Bolsonaro se dirigiu ao vereador. A piada ocorreu na saída do Palácio da Alvorada, espaço que concentra apoiadores do presidente. Serjão disse que naquele dia do episódio havia cerca de 50 pessoas no espaço. Ele confirmou que foi levantado por um colega vereador, de Holambra, para que pudesse se destacar do grupo. Foi quando veio o comentário, gravado por celulares e que viralizou nas redes sociais.

À declaração do presidente, seguiram-se risos ao redor. Pelo menos uma gargalhada é ouvida de uma voz feminina. Foram os próprios bolsonaristas que deram início à zombaria. A arroba é a unidade de medida de peso do gado. Cada arroba equivale a 15 quilos. Na cabeça do presidente, Serjão pesava, portanto, mais de 100 quilos.

 

 

Bolsonaro é perdoado por Serjão

O vereador isentou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de qualquer ofensa racista ou pessoal no episódio em que ouviu dele a declaração. O parlamentar admitiu ao Hora Campinas, porém, que sua vida mudou desde que o aúdio vazou nas redes sociais. “Está sendo um turbilhão”, reconhece.

“Não vi como uma fala maldosa. Vi como uma situação descontraída, uma declaração num momento de descontração”, resumiu o vereador. Perguntado se se sentiu ofendido, ele negou. “Enquanto vereador não senti maldade na fala do presidente. Não me senti prejudicado”, continuou.

Serjão afirmou ainda que jamais faria papel de vítima no episódio. “Não sou do tipo que se faz de coitado ou que se aproveita da situação. Sou, inclusive, contra os negros terem cota. Sempre tracei meus objetivos independente da minha cor”, expressou em entrevista ao Hora.

 

PGR rejeita denúncia

Na última segunda-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) formalizou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a sua decisão de que não encontrou indícios de crime na declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL), que associou o peso de Serjão à arroba. O vereador não se manifestou sobre essa decisão da PGR.

 

VEJA ABAIXO AS DUAS REPORTAGENS ANTERIORES SOBRE O CASO

 

Declaração gordofóbica de Bolsonaro foi dirigida a vereador de Holambra

 

Declaração gordofóbica de Bolsonaro foi dirigida a vereador de Holambra

 

 

 

Tags: Holambrainjúria racialJair BolsonaroMauro Sérgio de Oliveira (PTB)presidente da CâmararacismoTu pesa o quê? Mais de sete arrobasvereador Serjão
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Holambra recebe a partir desta sexta encontro brasileiro de carros clássicos da Volkswagen
Cidade e Região

Holambra recebe a partir desta sexta encontro brasileiro de carros clássicos da Volkswagen

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Criativa Campinas 2025 expõe novidades e tendências no setor de artesanato
Cidade e Região

Criativa Campinas 2025 expõe novidades e tendências no setor de artesanato

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Papai Noel chega ao Polo Shopping Indaiatuba em festa gratuita

Papai Noel chega ao Polo Shopping Indaiatuba em festa gratuita

6 de novembro de 2025
PF de Campinas faz operação em Jundiaí contra exploração sexual infantil na internet

PF de Campinas faz operação em Jundiaí contra exploração sexual infantil na internet

6 de novembro de 2025
Caminhada na Mata Santa Genebra nesta sexta-feira celebra Novembro Azul

Caminhada na Mata Santa Genebra nesta sexta-feira celebra Novembro Azul

6 de novembro de 2025
Mutirão de Empregos no dia 10 conecta candidatos e lojistas de Campinas

Mutirão de Empregos no dia 10 conecta candidatos e lojistas de Campinas

6 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.