A Ponte Preta mantém uma sequência de cinco vitórias na Série C, mesmo enfrentando atrasos salariais que afetam jogadores e comissão técnica desde junho. O trabalho do técnico Marcelo Fernandes e, principalmente, o desempenho do elenco têm sido determinantes para os resultados positivos.
Dois jogadores dividem a artilharia da equipe na competição: o capitão e camisa 10 Elvis, autor do gol que garantiu a vitória diante do Brusque, e Jonas Toró, a grande surpresa da temporada. Ambos já marcaram seis gols, sendo responsáveis diretos por diversas vitórias da Macaca.
Elvis vive sua melhor temporada de gols pela Ponte Preta. No clube desde 2022, o meia já havia alcançado cinco gols em 2022 e 2023. Em 23 partidas neste ano, soma seis gols e quatro assistências. Entre suas contribuições estão os dois gols na vitória sobre o Confiança (2 a 1), o gol da vitória contra o Tombense (1 a 0), um dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Floresta, o gol de empate contra o Guarani no Dérbi 210 (1 a 1) e, mais recentemente, o gol da vitória diante do Brusque (1 a 0). Dessa forma, Elvis participou diretamente da conquista de 13 pontos da Ponte na competição.
Toró, por sua vez, está em sua temporada mais artilheira da carreira. Marcou em quatro jogos consecutivos antes de ficar sem balançar as redes contra o Brusque. O atacante disputou 25 partidas neste ano, marcando gols nas vitórias sobre Anápolis (2 a 0), Retrô (1 a 0), Itabaiana (1 a 0), CSA (2 a 1), Londrina (1 a 0) e Guarani (1 a 0), contribuindo para 18 pontos da Macaca.
Juntos, Elvis e Toró foram responsáveis por 31 dos 42 pontos da equipe até aqui — cerca de 74% do total (36 na primeira fase e seis no quadrangular). Outros jogadores que marcaram para a Ponte na competição foram Diogo Silva, Bruno Lopes, Jeh, Lucas Cândido, Everton Brito, Wanderson, Dudu e Serginho.
Outros destaques da equipe
Além dos artilheiros, outros atletas têm se destacado com a chegada de Marcelo Fernandes. O volante Luiz Felipe, por exemplo, passou de reserva a titular absoluto e já soma quatro assistências no ano, empatado com Elvis e Léo Oliveira como os principais garçons da equipe.
A defesa também tem se mostrado sólida sob o comando do técnico. Desde a chegada de Fernandes, a Ponte sofreu apenas um gol, contra o CSA, e soma quatro partidas sem sofrer gols.
Sobre o desempenho da equipe, Marcelo Fernandes destacou que seu foco é fazer o time render ao máximo, e não se preocupar com números pessoais:
“Eu não gosto de ficar falando de números meus, porque na minha carreira, em todos os clubes que passei, os números são todos positivos. Números são para vocês estudarem. Eu quero fazer a minha. Sou um cara reservado, que gosta de trabalhar junto com minha comissão técnica e com meus jogadores, estamos todos bem centrados. Não tem empolgação nenhuma com duas vitórias, nem com cinco. Não me empolgo com nada e nem enfio minha cabeça no buraco quando perde. Em todos os clubes que passei, eu vou para dar o meu melhor para o clube. Estou dando o meu melhor hoje na Ponte Preta e estou muito feliz com tudo que esses jogadores estão entregando.”
Próximo desafio
A Ponte Preta volta a campo no próximo sábado (20), às 17h, contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Uma vitória levaria a Macaca a nove pontos no quadrangular, deixando o acesso à Série B ainda mais próximo.







