PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Em audiência, setor de bares e restaurantes propõe 3 classes de alvarás em Campinas

Segundo entidade, será a forma de simplificar a liberação de abertura, a legalização de empresas e de melhorar a convivência com a vizinhança

Redação Por Redação
25 de maio de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Em audiência, setor de bares e restaurantes propõe 3 classes de alvarás em Campinas

Bar em Campinas: entidade do setor propõe criar classes diferentes de alvarás, de acordo com as características de cada local - Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas está sugerindo a criação de três classes para liberação de alvará de funcionamento de bares e restaurantes na cidade. Segundo a entidade, desta forma será possível aumentar a taxa de empresas legais, acelerar os processos burocráticos junto às secretarias da Prefeitura de Campinas, reduzir o barulho e buscar uma convivência harmoniosa com moradores.

A proposta da Abrasel foi apresentada ontem (25) durante audiência pública realizada no Salão Vermelho da Prefeitura, onde estiveram presentes o poder público, vereadores, representantes de entidades da segurança, empresários do setor e a população.

A audiência buscou apresentar soluções para o aperfeiçoamento das normas e legislações que regulamentam a abertura e funcionamento de bares, restaurantes e casas noturnas em Campinas. Outro tópico importante da reunião foi a discussão sobre a redução da poluição sonora destes estabelecimentos, permitindo que moradores próximos ao locais possam desfrutar do descanso.

De acordo com a proposta apresentada pela entidade do setor, a concessão de alvarás seria organizada da seguinte forma:

♦ Classe 1 – Com horário normal para bares e restaurantes com emissão de alvará de funcionamento expresso, sem música ao vivo e funcionamento até 1h, com limite para saída dos clientes até 2h e apenas música ambiente;

♦ Classe 2 – Estabelecimentos que optarem por colocar música ao vivo, com emissão de Alvará Expresso. Neste caso, a música ao vivo seria permitida até às 24h (horário limite), funcionamento até 1h com limite de saída às 2h, necessário laudo e projeto acústico, respeitando nova normativa de aferimento de ruído e limite de decibéis e Termo de Responsabilidade do Empreendedor com normais de conduta que harmonizem o convívio com a vizinhança;

♦ Classe 3 – Estabelecimentos enquadrados como casa noturna e de show com música ao vivo após às 24h deverão ter a emissão do Alvará, contendo: tratamento acústico, laudo e projeto acústico e Termo de Responsabilidade.

Segundo a posição da Abrasel, as legislações de Campinas, além de burocráticas e cheias de incertezas jurídicas, inibem novos investimentos e empurram cerca de 90% dos estabelecimentos do setor para a operação na ilegalidade. Isso ocorre, na visão da entidade. pela regra atual para liberação de alvará, que permite o horário de funcionamento até às 22h.

As casas que desejam colocar som, precisam obter um alvará especial, cuja demora para liberação leva anos de espera, segundo a Abrasel. Além disso, o estabelecimento que deseja oferecer música após às 22h é obrigado a se enquadrar como “casa de entretenimento”. Segundo levantamento realizado pela entidade, mais de 90% dos estabelecimentos estão funcionamento de forma irregular.

Para o setor, a realidade é incompatível, uma vez que 33% do faturamento dos bares e restaurantes acontece após às 22h; 97% dos estabelecimentos trabalham após às 22h; e somente 5% são casas de entretenimento, de fato, relata a Abrasel.

“É preciso construir uma legislação condizente com as características do setor, distinguindo de forma simples e clara seus tipos de atuação. Desta forma facilitando o trabalho legal e regular, não colocando assim a grande maioria dos empresários em situação de irregularidade”, afirma o presidente da Abrasel Regional Campinas, Matheus Mason. “Hoje partimos de uma regra que promove a atuação irregular e esperamos uma conduta responsável, isso é irreal e impraticável”, avalia.

 

Prefeitura

Durante a audiência, a secretária Carolina Baracat Lazinho frisou que o papel da Prefeitura é buscar compatibilizar a retomada das atividades noturnas com o sossego do entorno, viabilizando os usos mistos do zoneamento da cidade para conciliar o interesse econômico dos empreendedores do ramo de bares e restaurantes com o descanso dos moradores das regiões em que esses estabelecimentos estão situados.

Após apresentar a legislação que ordena o direito ao sossego e também a livre iniciativa nos negócios, Baracat explicou que o cumprimento destas leis em Campinas fica sob a responsabilidade da Coordenadoria Departamental de Fiscalização (CDFIS) da Seplurb, em relação a atividades comerciais, e à Guarda Municipal em outros aspectos, principalmente ao som em veículos, a partir da Lei do Pancadão.

Duas propostas iniciais da Seplurb seriam definir mais nitidamente as regras para estabelecimentos sem entretenimento e com entretenimento, com documentação específica para cada situação. E também novo regramento claro e objetivo para aqueles que pretendam a extensão de horário, para resguardar a impessoalidade, isonomia e a transparência nas ações do Poder Público, expôs a secretária na audiência.

 

Ela reforçou a proposta da Pasta de manter a fiscalização constante, preferencialmente preventiva e orientativa, em relação ao respeito ao horário de funcionamento e ao abuso sonoro.

 

Para isso, outra ação seria regulamentar o artigo 14 da Lei Municipal nº 14.011 de 2011, para dividir de forma clara as atribuições de cada secretaria municipal no combate à poluição sonora.

 

Estudo

Para aperfeiçoar o setor, a Seplurb estuda a criação de uma área específica para fiscalização e combate à poluição sonora, com agentes especializados no tema e aptidão para realizar medições sonoras, enfocando as atividades de orientação e prevenção. Também já iniciou o processo de compra de sonômetros, equipamentos para viabilizar medições simultâneas em diferentes pontos da cidade. As atuais equipes de fiscalização começarão a ser treinadas para usar o aparelho de medição sonora e os agentes também ganharão identificação visual, com coletes, uniformes, carteiras funcionais e veículos adesivados que comuniquem à população a presença do Poder Público em ação durante o trabalho nas ruas da cidade.

Outra iniciativa da Pasta é manter mais funcionários para receber e processar reclamações e também agendar medições sonoras em quaisquer horários, além de reforçar o número de agentes em plantões noturnos nos finais de semana e feriados. Também está previsto o lançamento de uma cartilha de orientação sobre a legislação para os estabelecimentos, dentro do projeto “Bar Amigo da Vizinhança”, que já está sendo desenvolvida pela equipe da Seplurb.

Participe

Ainda podem ser enviados comentários e contribuições sobre os assuntos tratados na audiência pública que tratou da poluição sonora e a possibilidade de uma nova legislação para a extensão do horário de funcionamento de bares e restaurantes para após as 22h em Campinas, até o próximo dia 27 de maio, pelo formulário acessível em https://forms.campinas.sp.gov.br/index.php/832692?lang=pt-BR.

O vídeo da audiência pública está disponível no canal da Prefeitura no YouTube, acessível em https://www.youtube.com/watch?v=t3v_sGdLBYE.

 

 

Para outras informações, entre em contato com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Campinas pelo telefone (19) 3766-2300 ou pelo e-mail audienciapublica.seplurb@campinas.sp.gov.br.

 

Câmara

Os vereadores Arnaldo Salvetti, Debora Palermo, Luiz Carlos Rossini, Paulo Gaspar e Permínio Monteiro também participaram da audiência e avaliaram como positiva e necessária a discussão proposta pela Administração para a sociedade sobre a poluição sonora e o regramento de bares, restaurantes e casas noturnas em Campinas. O assessor da Secretaria Municipal de Justiça, Rafael Ottaviano, acompanhou a audiência representando o secretário Peter Panutto. Falando em nome dos vereadores e da Câmara Municipal, Salvetti defendeu o “caminho democrático do consenso para amenizar os problemas para as duas partes, moradores e empresários”.

Tags: AbraselalvarásbaresbarulhoCampinasclienteconsumidorEconomiafuncionamentoHora Campinasleispoluição sonorarestaurantessetor
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Holambra recebe a partir desta sexta encontro brasileiro de carros clássicos da Volkswagen
Cidade e Região

Holambra recebe a partir desta sexta encontro brasileiro de carros clássicos da Volkswagen

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Criativa Campinas 2025 expõe novidades e tendências no setor de artesanato
Cidade e Região

Criativa Campinas 2025 expõe novidades e tendências no setor de artesanato

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Papai Noel chega ao Polo Shopping Indaiatuba em festa gratuita

Papai Noel chega ao Polo Shopping Indaiatuba em festa gratuita

6 de novembro de 2025
PF de Campinas faz operação em Jundiaí contra exploração sexual infantil na internet

PF de Campinas faz operação em Jundiaí contra exploração sexual infantil na internet

6 de novembro de 2025
Caminhada na Mata Santa Genebra nesta sexta-feira celebra Novembro Azul

Caminhada na Mata Santa Genebra nesta sexta-feira celebra Novembro Azul

6 de novembro de 2025
Mutirão de Empregos no dia 10 conecta candidatos e lojistas de Campinas

Mutirão de Empregos no dia 10 conecta candidatos e lojistas de Campinas

6 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.