Faltando duas semanas para o início do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta vive dias muito importantes, não dentro de campo, e sim nos bastidores, com o objetivo de corrigir a rota da equipe após o trágico rebaixamento à Série A2, que impactará de forma drástica os cofres do clube para o ano que vem. O prejuízo deve chegar a mais de R$ 5 milhões.
Porém, antes de encarar os inúmeros desafios que se apresentarão na próxima temporada em razão da queda no Campeonato Paulista, a diretoria alvinegra precisa se ater ao presente e trabalhar forte para reconstruir o elenco da forma mais assertiva possível, visando à disputa da Série B. De acordo com o presidente Marco Antônio Eberlin, a reformulação deve ser profunda e chegar a 50%.
Enquanto isso, o técnico Hélio dos Anjos aproveita este período, que chegará a três semanas cheias de treinamentos, sem nenhuma partida oficial, para continuar implementando a sua filosofia de jogo, apesar do plantel bastante em aberto. Nesta semana, o treinador de 64 anos completou um mês no comando do time, sem nenhuma vitória em quatro jogos.
O adversário de estreia da Ponte Preta na Série B será nada menos do que o Grêmio, no estádio Moisés Lucarelli. A partida ainda não tem data definida, mas deve ocorrer entre os dias 8 e 10 de abril. A CBF deve anunciar o desmembramento das rodadas iniciais da competição na semana que vem.
Entre os nomes que não devem permanecer no Majestoso para a sequência da temporada, estão os do lateral-direito Kevin, dos zagueiros Fábio Sanches e Gustavo Cipriano, do lateral-esquerdo Guilherme Santos, dos volantes André Luiz e Moisés Ribeiro, além do atacante Niltinho. Os contratos de Cipriano e André Luiz vão até maio e, ao que tudo indica, não serão renovados, enquanto o restante dos vínculos terminam no fim do ano, mas tendem a ser rescindidos.
Contratado a peso de ouro no início da temporada, mas responsável por falhas graves em dois jogos que disputou no Paulistão, o zagueiro Dedé também deve ter o contrato rescindido
A Ponte Preta ainda não comunicou oficialmente nenhuma saída ou chegada, mas já definiu alguns alvos no mercado, entre eles o meia Matheus Trindade, que disputa o Campeonato Catarinense pelo Brusque, mas a Macaca precisará aguardar o término do torneio estadual para tentar o acerto.
Outro jogador que despertou interesse da Ponte Preta foi o atacante Ronaldo Silva, da Inter de Limeira, artilheiro do Campeonato Paulista, com nove gols, mas ele já está acertado com o Novorizontino para a Série B.
Já o meia Bismark, inativo há mais de dois anos, já está treinando junto com o elenco pontepretano, mas aguarda sentença do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para saber se poderá ser regularizado pela Ponte Preta. O atleta possui pendências burocráticas com sua ex-equipe, o Al-Quadisiya, da Arábia Saudita, mas vive a expectativa pela liberação para poder voltar a campo por outro time. A decisão do tribunal deve acontecer no início de abril.











