Apesar das ausências do experiente meia Elvis, por suspensão, e do centroavante artilheiro Jeh, que virou desfalque de última hora após sentir lesão muscular, a Ponte Preta não foi capaz de fazer valer o mando de campo e, além de sair de campo derrotada, ainda recuperou um adversário que não vencia há 10 jogos e amargava a vice-lanterna.
Em uma noite de futebol sofrível, a Macaca perdeu por 2 a 0 para a Chapecoense, em duelo disputado na noite desta segunda-feira (9), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pelo fechamento da 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Os gols da vitória da equipe visitante foram marcados pelo zagueiro João Paulo, subindo mais alto que a marcação e desviando de cabeça, em lance de escanteio pela esquerda, no primeiro tempo, e pelo atacante Mário Sérgio, completando chute mascado em lance de oportunismo no segundo tempo, já no apagar das luzes.
O prejuízo só não foi maior porque o meia Giovanni Augusto desperdiçou um pênalti, defendido pelo goleiro Pedro Rocha, por volta da metade do segundo tempo.
Flagrada pelo VAR, a penalidade a favor da Chape foi cometida pelo zagueiro Sérgio Raphael, que teve uma atitude bastante irresponsável ao desferir um coice em Bruno Leonardo sem disputa de bola dentro da área. O defensor pontepretano acabou expulso pelo árbitro, após revisão no monitor à beira do campo.
As melhores oportunidades do time da casa vieram na etapa inicial, quando o jogo ainda estava 0 a 0. Dodô acertou a trave aos 29′ e Castro parou em grande defesa do goleiro Léo Vieira, aos 33′.
A Ponte Preta segue sem vencer desde o dia 4 de agosto, quando bateu o Avaí por 1 a 0, no Majestoso. Depois disso, foram seis jogos, com três derrotas e três empates. Nessa sequência negativa, a Macaca perdeu os 100% de aproveitamento e também a invencibilidade dentro de casa com o treinador Nelsinho Baptista, que começa a balançar no cargo diante da ameaça da degola.
Com o resultado negativo, a Ponte Preta completou seis jogos sem vitória, com três derrotas e três empates, e caiu uma posição na tabela. A Macaca foi deixada para trás pelo Botafogo-SP, que venceu mais cedo o Goiás, e agora aparece na 14ª colocação, com 29 pontos, apenas quatro acima do Z4.
Mesmo com a vitória, que quebrou um jejum de dois meses do time, a Chapecoense continua dentro da zona de rebaixamento da Série B. A equipe catarinense está na 18ª colocação, com 25 pontos, mesma pontuação de CRB e Ituano, primeiro time fora do Z4, mas com número inferior de vitórias, primeiro critério de desempate.
Com poucos dias de descanso e trabalho pela frente, a Ponte Preta volta a campo para enfrentar o Ituano, em mais um confronto direto contra o descenso, nesta próxima sexta-feira (13), novamente no Majestoso, pela 26ª rodada da Série B.
FICHA TÉCNICA:
Ponte Preta (0): Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Mateus Silva, Sérgio Raphael e Gabriel Risso (Heitor Roca); Hudson, Castro e Dodô (Matheus Régis); Iago Dias (Ramon Carvalho/Guilherme Portuga), Gabriel Novaes e Renato (Kauã Moreira). Técnico: Nelsinho Baptista.
Chapecoense (2): Léo Vieira; Maílton (Marcelinho), Bruno Leonardo (Bruno Vinícius), João Paulo (Eduardo Doma) e Mancha; Auremir, Tárik (Lucas Bochecha) e Thomás (Giovanni Augusto); Marcinho, Rafael Carvalheira e Mário Sérgio. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Gols: João Paulo (CHA), aos 36′ do 1º tempo; Mário Sérgio (CHA), aos 42′ do 2º tempo (CHA).
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP).
Público: 3.401 pagantes (3.748, no total).
Renda: R$ 74.540,00.
Juiz: Caio Max Augusto Vieira (RN).
Cartões amarelos: Mateus Silva e Guilherme Portuga (PON); João Paulo e Maílton (CHA).
Cartão vermelho: Sérgio Raphael (PON), aos 23′ do 2º tempo.











