Mais do que simples pontos de encontro, os bares são espaços de socialização e fazem parte da cultura, e do coração, dos brasileiros. E quem dá vida a esse cenário são os garçons, almas dos bares e balcões. A partir desta sexta-feira (15), estarão abertas as inscrições para o curso Bora Formar: Garçons, oferecido gratuitamente pela Academia da Cerveja, a escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev.
A ação, que vai capacitar até 5 mil profissionais em todo o Brasil, é uma iniciativa do Bora, plataforma criada pela companhia para impulsionar a geração de emprego e renda no Brasil.
Em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que representa e desenvolve o setor de alimentação fora do lar, será oferecida uma formação gratuita de iniciação e capacitação para o mercado de serviços em bares, restaurantes e outros estabelecimentos ligados ao universo cervejeiro.
O curso contará com uma programação dividida em 4 módulos, que abordarão a história da cerveja, seus ingredientes, materiais, processos de produção, além de temas relacionados ao atendimento e ao serviço no contexto dos bares.
“Encontrar profissionais qualificados tem sido uma das principais dificuldades do nosso setor, segundo as pesquisas junto aos empreendedores. Esta iniciativa é importante não só para melhorar as chances de conseguir emprego por parte de quem está procurando, mas também por facilitar a gestão de pessoas nas empresas e, na ponta, melhorar também o atendimento aos clientes dos estabelecimentos”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), existe um déficit de aproximadamente 12 mil profissionais, segundo levantamento realizado pela Abrasel Regional Campinas. “Essa bolsar ajudarão a capacitar mão de obra para o nosso setor, com expectativa de redução desse déficit”, afirma o presidente da Abrasel Regional Campinas André Mandetta.
A Catho — plataforma gratuita de empregos — contribuirá com o último módulo, oferecendo orientações sobre elaboração de currículo, participação em processos seletivos e preparação para entrevistas.
“Com essa iniciativa, buscamos reconhecer a importância desses profissionais, oferecendo conhecimento que transcende a prática do dia a dia. Queremos também evidenciar o valor histórico e cultural do setor, reforçando sua presença e relevância no mercado”, afirma Patricia Suzuki, diretora de recursos humanos da Redarbor Brasil, grupo dono da Catho.
O curso é inteiramente gratuito, online e disponível para todo o território nacional. É voltado tanto para profissionais que já atuam no setor e desejam aprimorar suas habilidades, quanto para aqueles que buscam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho, com foco especial no setor de bares e restaurantes. Ao todo, serão 4 horas de capacitação, divididas em módulos. Ao concluir todo o curso, os alunos receberão um certificado de conclusão.
Para participar do Bora Formar, basta acessar o site da iniciativa (https://symp.la/gpxgrv) ou o Instagram Academia da Cerveja (www.instagram.com/academia.da.cerveja), e realizar o cadastro a partir do dia 15 de agosto. A formação é válida para maiores de 18 anos, de qualquer região do país.







