Tentando acabar com um jejum de vitórias fora de casa que já dura cinco meses, a Ponte Preta enfrenta o Sport Recife na noite deste sábado (27), às 18h, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife. A partida, válida pela 18ª rodada da Série B, terá transmissão ao vivo do canal SporTV.
O duelo marca o reencontro do técnico Nelsinho Baptista com o clube pernambucano, onde ele se sagrou campeão da Copa do Brasil, em 2008. O treinador também conquistou o bicampeonato pernambucano pelo Sport, entre 2008 e 2009.
Depois disso, foram oito anos no futebol japonês, antes de outra passagem pelo Leão, em 2018, só que desta vez mais curta e sem nenhum título oficial. Posteriormente, Nelsinho passou mais cinco temporadas trabalhando no Japão e somente há dois meses voltou a comandar um time brasileiro, no caso a Ponte Preta, após um ano sabático.
Em nove jogos longe do Majestoso na atual edição da Série B, a Ponte Preta não venceu nenhum: perdeu cinco e empatou quatro. Ao todo, a Macaca não vence há 11 partidas fora de Campinas. A última vez que isso aconteceu foi há quase cinco meses, no dia 25 de fevereiro, quando a equipe alvinegra conquistou histórica vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela primeira fase do Campeonato Paulista.
Na 12ª colocação da Série B, com 23 pontos, a Ponte Preta tenta se afastar ainda mais da zona de rebaixamento à Série C e se aproximar do grupo de acesso à elite nacional. Neste momento, a Macaca está cinco pontos acima do Botafogo-SP, primeiro time dentro da degola, com 18, e quatro abaixo do Novorizontino, que fecha o G4, com 27.
Adversário pontepretano desta noite, o Sport aparece na 9ª colocação da Série B, com 25 pontos, mas é o único time da competição com apenas 15 jogos disputados, dois a menos que a maioria, incluindo a Ponte Preta. Portanto, é de suma importância que a Macaca não seja derrotada em Recife, para não correr o risco de ver a distância para o G4 subir ainda mais, se o time pernambucano vencer seus compromissos adiados.
Para o duelo desta noite em território nordestino, o técnico Nelsinho Baptista não poderá contar com o volante Emerson, que cumprirá suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo recebido na vitória por 2 a 0 sobre o Vila Nova, na última terça-feira (23), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
O volante Ramon Carvalho também é desfalque confirmado e nem sequer viajou com a delegação pontepretana para Recife, por motivo de lesão. Com isso, o volante Dudu Vieira e o meia Dodô devem aparecer entre os titulares no setor de meio-campo. Essas devem ser as únicas duas mudanças na equipe titular em relação à rodada passada.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Sport Recife:
Pedro Rocha; João Gabriel, Mateus Silva, Sérgio Raphael e Igor Inocêncio; Castro, Dudu Vieira, Dodô e Elvis; Matheus Régis e Jeh. Técnico: Nelsinho Baptista.