PUBLICIDADE
1 de abril de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Cidade e Região

Em sessão tumultuada, Câmara de Campinas aprova punição a Otto Alejandro e arquiva CPs

Projeto de Resolução aplica penalidade de suspensão temporária de 45 dias do exercício do mandato do vereador do PL

Redação Por Redação
5 de fevereiro de 2026
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Em sessão tumultuada, Câmara de Campinas aprova punição a Otto Alejandro e arquiva CPs

Vereadores votaram pelo arquivamento de três pedidos de Comissão Processante (CP) contra Vini Oliveira (Cidadania), Otto Alejandro (PL) e Permínio Monteiro (PSB) - Foto: Câmara/Divulgação

Os vereadores da Câmara Municipal de Campinas aprovaram, por 31 votos a 1, na segunda Reunião Ordinária, nesta quarta-feira (4), o Projeto de Resolução nº 1/2026, de autoria da Corregedoria da Casa, que aplica a penalidade de suspensão temporária do exercício do mandato ao vereador Otto Alejandro (PL).

Os vereadores também votaram pelo arquivamento de três pedidos de Comissão Processante (CP) para apurar eventual prática de infrações político-administrativas por parte dos vereadores Vini Oliveira (Cidadania), Otto Alejandro (PL) e Permínio Monteiro (PSB).

A sessão foi tumultuada, com presença maciça de apoiadores dos vereadores que estavam sob risco e de críticos desses parlamentares. Enquanto oposicionistas discursavam na tribuna cobrando investigação e punição, aliados entoavam palavras de ordem e adversários organizavam vaias das cadeiras da galeria.

Vereadores que corriam o risco de encarar a CP afirmavam, nos corredores da Casa, que estava havendo uma “banalização” deste instrumento regimental. Eles veem, também, uma estratégia de adversários para desgatar a imagem, sobretudo daqueles que têm pretensão de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Por outro lado, colegas de Parlamento têm reiterado a importância de investigar e punir eventuais infrações, para defender a imagem da Câmara.

Já do ponto de vista institucional, o presidente do Legislativo, Luiz Carlos Rossini (Repub), em entrevistas à imprensa, também tem cobrado de seus pares comportamentos adequados e compatíveis com o decoro. Ele afirma que toda vez que um vereador é investigado ou se envolve em polêmica, a Câmara, como um todo, paga o preço do desgaste.

 

 

Projeto de Resolução aplicou penalidade de suspensão temporária de 45 dias do exercício do mandato do vereador do PL, Otto Alejandro – Foto: Divulgação

Processo da Corregedoria

O Plenário aprovou o Projeto de Resolução nº 1/2026, de autoria da Corregedoria da Câmara, que aplica a penalidade de suspensão temporária do exercício do mandato por 45 dias ao parlamentar. A proposta é resultado do Procedimento Correcional nº 01/2025, instaurado a partir de representação apresentada por seis vereadores, na qualidade de eleitores.

 

O vereador defendeu na tribuna que não existe processo judicial contra ele, mas que respeita a decisão dos vereadores.

 

“Não existe qualquer processo judicial contra minha pessoa. Sempre falei a verdade, sigo com a consciência tranquila de que não cometi atos ilícitos. Nada e ninguém apagará o brilho do meu trabalho. Mas entendo que essa Casa é soberana e respeitarei os votos deliberados pelos meus pares”, disse.

O advogado do vereador Danilo Campagnollo Bueno defendeu, antes da votação em Plenário, que a suspensão fosse revista. “Cada instituição adota as consequências que acha cabível, mas existe a necessidade de reconhecimento de que o Ministério Público apontou a inexistência dos fatos. O fato que teria gerado a maior repercussão foi retratado pela suposta vítima em três laudas escritas a próprio punho. Por isso, peço a revisão da suspensão, ou como segunda opção, a aplicação da punição mínima de 30 dias de suspensão do mandato”, defendeu.

O relatório final, do corregedor, o vereador Carlinhos Camelô (PSB), concluiu pela existência de infração ética de elevada gravidade, caracterizada por condutas públicas consideradas incompatíveis com os deveres previstos no Código de Ética Parlamentar, a Resolução nº 981/21).

“O parecer aponta violação a dispositivos que tratam, entre outros aspectos, do decoro parlamentar, da urbanidade, da boa-fé, do respeito à dignidade da função pública e da preservação da imagem institucional do Legislativo” aponta o vereador no relatório.

O documento ressalta que o processo observou o devido processo administrativo, com garantia de contraditório e ampla defesa, incluindo análise de documentos, registros audiovisuais, processos judiciais correlatos e realização de audiência de instrução. A sanção proposta, segundo a Corregedoria, possui caráter ético-institucional, pedagógico e preventivo, voltado à proteção da credibilidade da Câmara perante à sociedade.

 

 

Arquivamento da Comissão Processante

Também foi aprovado, por 25 votos a cinco, o relatório da Comissão Processante (CP) favorável ao arquivamento da denúncia para investigar a acusação por quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Otto Alejandro.

 

O pedido da instalação da CP foi protocolado Adriano Vieira Novo.

 

A denúncia relata que o parlamentar foi denunciado por sua “namorada” pelos crimes de violência doméstica, ameaça, injúria e dano, de acordo com Boletim de Ocorrência registrado na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas. Ele ainda acusa o vereador de danificar o vidro traseiro de um ônibus em julho deste ano.

O parecer favorável ao arquivamento sustenta a ausência de suporte fático-jurídico para a cassação do mandato. O relatório destaca decisões judiciais que resultaram no indeferimento de medidas e no arquivamento de procedimentos criminais, além da extinção da punibilidade em razão da ausência de representação da suposta vítima em um dos casos.

Em sua defesa, Otto Alejandro negou a agressão e informou que ela retirou a queixa policial. O parlamentar também negou que tenha atirado algum objeto no ônibus e que a própria Justiça já arquivou esse processo

 

Vini, Permínio e Otto estão no centro de novas polêmicas. Fotos: Câmara de Campinas

Pedidos de instauração de novas CP’s

Os vereadores também votaram pelo arquivamento de três pedidos para apurar eventual prática de infrações político-administrativas por parte dos vereadores Vini Oliveira (Cidadania), Otto Alejandro (PL) e Permínio Monteiro (PSB).

O primeiro documento, assinado por Maurilio Sakzenian de Souza, relata que Vini Oliveira publicou vídeos em redes sociais na qual mostra ele se dirigindo a funcionários públicos em local de descanso em uma unidade de saúde, utilizando “linguagem ofensiva, intimidadora e ameaçadora”. A representação ainda cita que Vini Oliveira teria abordado trabalhadores informais, conhecidos como “flanelinhas”, em via pública em “tom agressivo, exaltado e constrangedor”.

A segunda representação é assinada por Adriano Novo. Ele pede a criação de CP para apurar possível quebra de decoro parlamentar por parte de Otto Alejandro por discussão com agentes da Guarda Civil Municipal em um estabelecimento comercial, por ameaças e intimidação a um motorista de ônibus e por ameaça e constrangimento a uma trabalhadora na portaria de um prédio.

O terceiro pedido, também protocolado por Adriano Novo, solicita a instauração de CP por possível conduta incompatível com o exercício parlamentar por parte de Permínio Monteiro devido a decisões judiciais que envolvem suspeita de prática de “rachadinha”.

Tags: Câmara de CampinasComissão processanteOtto Alejandrosessão tumultuada
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Trecho da marginal da avenida John Boyd Dunlop terá bloqueio viário nesta quarta
Cidade e Região

Trecho da marginal da avenida John Boyd Dunlop terá bloqueio viário nesta quarta

Por Redação
31 de março de 2026

...

Caça literária aos ovos transforma a Páscoa em jornada pelo mundo dos livros
Cidade e Região

Caça literária aos ovos transforma a Páscoa em jornada pelo mundo dos livros

Por Redação
31 de março de 2026

...

Escolas de Campinas oferecem cardápio especial para a semana de Páscoa

Escolas de Campinas oferecem cardápio especial para a semana de Páscoa

31 de março de 2026
Festa Italiana ‘Viva La Nostra Gente’ abre a 30ª Semana da Comunidade Italiana em Campinas

Festa Italiana ‘Viva La Nostra Gente’ abre a 30ª Semana da Comunidade Italiana em Campinas

31 de março de 2026
Após prorrogação, Hortolândia encerra campanha do Refis 2025 nesta terça-feira (31)

Após prorrogação, Hortolândia encerra campanha do Refis 2025 nesta terça-feira (31)

31 de março de 2026
Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral acontece no Sábado de Aleluia

Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral acontece no Sábado de Aleluia

31 de março de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Retirada de bancas no Centro mobiliza categoria e gera reação da Câmara de Campinas

    Retirada de bancas no Centro mobiliza categoria e gera reação da Câmara de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assassino de menina de 10 anos em Campinas é condenado a 60 anos de prisão

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Condepacc aprova remoção de 126 árvores do Bosque dos Jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa do Boi Falô celebra tradição e memória na Sexta-Feira Santa em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral acontece no Sábado de Aleluia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.