A terceira e última etapa das mudanças de circulação nas regiões do Jardim Bela Vista e Taquaral, em Campinas, será realizada nesta quinta-feira (13). A partir das 5h, a avenida Nossa Senhora de Fátima passa a ter sentido único de circulação, entre as ruas Roberto Simonsen e Analândia. Com isso, ela formará um binário de trânsito com a rua Leonardo da Vinci. As duas vias passam a ter sentidos únicos e opostos de circulação. O trânsito na Leonardo Da Vinci vai fluir somente no sentido Centro; e a Nossa Senhora de Fátima seguirá apenas no sentido bairro (Jardim Flamboyant / Vila 31 de Março).
As medidas realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp) vão resultar em mais fluidez, redução de conflitos do tráfego e mais segurança na circulação de pedestres e condutores. garantem os especialistas. O risco de sinistros (acidentes) será minimizado, afirmam.
Também a partir desta quinta, para viabilizar o acesso local, a rua Roberto Simonsen passa a ter duplo sentido de circulação, no trecho entre as vias Leonardo Da Vinci e Nossa Senhora de Fátima.
A resolução Nº 405/2025, que formaliza essa última etapa, foi publicada na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do Município.
As obras realizadas pela Emdec incluíram a reconfiguração geométrica do Balão da Bela Vista (abertura do canteiro central), nova semaforização e ampliação da acessibilidade. A nova circulação foi discutida com moradores e comerciantes da região, além de integrantes do Conselho de Segurança (Conseg) da região do Taquaral.
Novos semáforos e medidas de acessibilidade
O cruzamento das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Júlio Prestes recebeu novos semáforos, que serão ligados nesta quinta. Os equipamentos vão organizar os fluxos na nova transposição, viabilizada pela abertura do Balão da Bela Vista.
Na segunda-feira (10) também entraram em operação novos semáforos no cruzamento da Leonardo Da Vinci com a Júlio Prestes. Eles já contam com câmeras para detecção dos fluxos veiculares e a tecnologia inteligente será ativada futuramente, garante a Emdec. “Estes equipamentos organizam os deslocamentos entre os condutores quem vêm da Leonardo Da Vinci para transpor a Júlio Prestes; e aqueles que estão na Júlio Prestes e realizam a conversão para acessar a Leonardo Da Vinci”, explicam os agentes de trânsito.
Os tempos semafóricos dos cruzamentos da Nossa Senhora de Fátima com as vias Andradina, Júlio Prestes, Thomaz Alva Edson e em frente aos supermercados Dalben (travessia de pedestres) serão reconfigurados.
A acessibilidade também foi ampliada na região: novas rampas nas aproximações semafóricas, com piso tátil, e ampliação da área dedicada aos pedestres no cruzamento das vias Júlio Prestes e Leonardo Da Vinci.
Etapas anteriores
A nova dinâmica de circulação foi implantada gradativamente, para minimizar os impactos aos condutores e usuários do transporte público coletivo, de acordo com estudo prévio.
21/10: A rua Leonardo Da Vinci ficou com sentido único de circulação, desde a Júlio Prestes até a Roberto Simonsen.
10/11: A rua Leonardo Da Vinci passou a ter sentido único no trecho entre a Analândia e a Júlio Prestes. E a rua Nestor Moreira passou a ter sentido único entre a Leonardo Da Vinci e a Vital Brasil.
O que muda para os condutores
Quem vem da rodovia Dom Pedro I e da Carlos Grimaldi em direção ao Centro deverá acessar a Leonardo Da Vinci, a partir da Analândia. Já a Nossa Senhora de Fátima poderá ser utilizada por quem vem da região central e do Taquaral e deseja acessar a Carlos Grimaldi ou a rodovia Dom Pedro I.
Para direcionar o deslocamento de quem vem da Carlos Grimaldi, sentido bairro–Centro, o entroncamento da via com a Nossa Senhora de Fátima receberá uma ilha. O dispositivo será sinalizado nesta etapa e vai direcionar os condutores para as vias Analândia e Leonardo Da Vinci.
Transporte público
Desde a última terça-feira (11) cinco linhas municipais tiveram mudanças nos itinerários e pontos de parada: 249 (sentido Parque dos Eucaliptos), 338 (sentido Terminal Barão Geraldo), 362 (sentido Terminal Metropolitano), 359 (sentidos Jardim Esmeraldina e Cidade Judiciária) e 369 (sentido Estação Expedicionários). O atendimento aos pontos de parada migrou da avenida Nossa Senhora de Fátima para a rua Leonardo Da Vinci.
Confira, no mapa, as mudanças no trajeto e novas paradas:












