Para viabilizar a continuidade das obras de construção de reservatório de retenção de águas pluviais, o “Piscinão”, na região do Terminal BRT Mercado, chamado de Reservatório RS1, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) desativará os pontos de ônibus existentes na rua Álvares Machado, no trecho entre a avenida Benjamin Constant e a Praça Dr. Carlos Botelho. Ao lado do estacionamento do Mercado Municipal, o “Mercadão”.
Por conta da ação, 11 linhas de ônibus municipais serão afetadas, com alteração nos itinerários e pontos de parada. Deste total, sete atendem diretamente aos pontos desativados.
A medida começa desta quarta-feira, dia 22 de outubro. Equipe de agentes da Mobilidade Urbana e de colaboradores da Educação da Emdec realizarão o trabalho de orientação aos usuários do local, a partir de segunda-feira, dia 20 de outubro.
A ação deve durar por uma semana, podendo ser estendida, se houver necessidade. Faixas sobre a desativação dos pontos de parada também serão instaladas na região; e serão distribuídos folders informativos, com as orientações sobre as mudanças.
Confira as linhas de ônibus que atendem, diretamente, aos pontos desativados: 171 (Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro); 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro); 249 (Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos); 348 (Vila Marieta / Cidade Judiciária); 375 (Alphaville Dom Pedro); 377 (Vila Marieta / Shopping Dom Pedro); e 382 (Cambuí / Campinas Shopping). As sete linhas terão alterações nos itinerários e em pontos de parada.
Confira a linha que não atende, diretamente, aos pontos desativados, mas terá alteração de itinerário: 362 (Parque Brasília I). O percurso será alterado: a linha não passará ao lado do local desativado.
Confira as linhas com alteração, somente, no ponto de parada: 219 (Terminal Itajaí); 220 (Terminal Campo Grande); e 395 (Notre Dame). As três linhas não possuem itinerário pelo local; mas terão alteração no ponto de embarque na rua José Paulino.
Juntas, as 11 linhas transportam cerca de 30 mil passageiros por dia útil (dado de setembro de 2025).
Novos itinerários
Com a desativação dos pontos de parada na rua Álvares Machado, as 11 linhas terão mudanças de itinerários e pontos de parada, na região do Mercadão.
– As linhas 171, 249, 348, 377 e 382, a partir da Benjamin Constant, acessam a rua José Paulino; depois a Jorge Miranda e a avenida Senador Saraiva, seguindo o itinerário habitual. O ponto de parada da linha será na José Paulino, entre as vias Marechal Deodoro e Jorge Miranda.
– A linha 240 seguirá, direto, pela avenida Benjamin Constant. O atendimento será feito pelo ponto de parada antes do cruzamento com a rua Ernesto Khulmann.
– A linha 362, a partir da Benjamin Constant, acessa a José Paulino. Na sequência, as vias Jorge Miranda e avenida João Penido Burnier. O atendimento será realizado no ponto de parada da rua José Paulino, no trecho entre as vias Benjamin Constant e Barreto Leme.
– A linha 375 segue pela Benjamin Constant e acessa a avenida Senador Saraiva. O atendimento, no período noturno, será realizado no Terminal Mercado I.
– As linhas 219, 220 e 395 não sofrerão alteração no itinerário. Mas o atendimento aos usuários será feito no ponto de parada da rua José Paulino, entre as vias Marechal Deodoro e Jorge Miranda.
Próximos passos
Com a desativação dos pontos de ônibus no trecho ao lado do Mercado Municipal, a rua Álvares Machado terá o sentido de circulação invertido, ficando com o tráfego permitido na direção da Praça Dr. Carlos Botelho para a avenida Benjamin Constant. A ação irá possibilitar o tráfego de ônibus das linhas que atendem ao Terminal BRT Mercado.
O BRT Mercado será fechado, a partir de 30 de outubro, para uma nova etapa de obras na região. E o fechamento irá promover alterações na circulação das linhas BRT10, BRT11, BRT12, BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26.