A região do Taquaral e do Jardim Bela Vista, em Campinas, vai ganhar um novo projeto de reconfiguração viária. A ação, coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), contempla as vias Nossa Senhora de Fátima e Leonardo Da Vinci.
A primeira etapa do projeto entra em vigor a partir das 10h desta terça-feira (21), quando a rua Leonardo Da Vinci passa a ter sentido único de circulação no trecho entre a avenida Júlio Prestes e a rua Roberto Simonsen.
Com a mudança, o fluxo seguirá apenas em direção à Roberto Simonsen (sentido Centro), o que deve reduzir conflitos e melhorar o escoamento de veículos.
A Emdec realiza a implantação de nova sinalização viária no trecho e contará com o monitoramento de agentes da Mobilidade Urbana para orientar motoristas durante o período de adaptação.
Nove linhas de ônibus terão novo trajeto e pontos de parada
Com a mudança viária, nove linhas do transporte público coletivo passarão a circular pela rua Leonardo Da Vinci, em substituição ao trecho da avenida Nossa Senhora de Fátima.
Linhas afetadas:
230 (Jardim Ipaussurama / Parque dos Resedás)
339 (Cidade Universitária / Terminal Mercado I – Corujão)
345 (Jardim Carlos Lourenço / Cidade Judiciária)
348 (Vila Marieta / Cidade Judiciária)
352 (Bairro Bananal)
353 (Alphaville)
356 (Parque dos Pomares)
357 (PUCC)
375 (Alphaville Dom Pedro)
Vindo da avenida Júlio Prestes, os ônibus acessarão a rua Leonardo Da Vinci e retomarão o trajeto habitual pela rua Roberto Simonsen.
Dois novos pontos de embarque e desembarque foram implantados na Leonardo Da Vinci:
Na altura da Praça Manoel Lousada (próxima à academia ao ar livre) e da rua Thomaz Alva Edson;
Antes da rua Roberto Simonsen.

Próximas etapas do projeto de reconfiguração viária
A obra de melhoria da segurança viária na região do Taquaral prevê a implantação de um binário de trânsito e o redesenho do viário na área conhecida como Balão do Bela Vista.
O projeto também inclui a abertura do canteiro central, a transposição da Júlio Prestes pela Nossa Senhora de Fátima e a reconfiguração semafórica para otimizar o fluxo de veículos.
Com o binário, as vias Nossa Senhora de Fátima e Leonardo Da Vinci terão sentidos únicos e opostos de circulação, o que deve tornar o deslocamento mais ágil e seguro. A Emdec divulgará as próximas etapas de implantação de forma gradativa.







