A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) prepara uma operação especial prevendo novas paralisações do transporte público nesta segunda-feira (16). Segundo comunicado da empresa, veículos do sistema do transporte alternativo deverão repor eventuais linhas.
Na última sexta-feira (13), motoristas das empresas concessionárias Onicamp, VB1, VB3 e Campibus, que operam 161 linhas municipais, fizeram um protesto motivados pelo impasse na negociação salarial.
Na ocasião, a Emdec colocou a operação PAESE (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência) com 23 ônibus reserva.
Ainda na sexta-feira, a Emdec conseguiu uma liminar na Justiça do Trabalho que garante 70% da frota em horários de pico e 40% nos demais horários. O não cumprimento da decisão gera multa de R$ 1 mil por trabalhador parado.
A decisão do desembargador Gerson Lacerda Pistori, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, ainda determina multa de R$ 10 mil ao sindicato da categoria, caso este impeça outros motoristas de trabalhar ou coaja colegas a aderirem ao movimento.
“Respeitamos o direito de mobilização dos motoristas. Mas não podemos deixar que o usuário seja prejudicado, ainda mais no seu deslocamento para o trabalho. A liminar tem justamente esse objetivo, garantir o direito de ir e vir da população”, divulgou a Emdec.
A nota da empresa ainda informa que agentes da Mobilidade Urbana serão deslocados para os terminais para apoio e prevenção da população.






