As operações de portaria remota, sem a presença humana, tem ganhado escala na região de Campinas. Muito provavelmente você já foi a um condomínio onde a entrada só foi permitida após contato com uma voz enviada por uma central. Esse modelo, que em alguns casos chega a ser híbrido, dependendo do horário, tem numa empresa com DNA campineiro uma de suas expoentes. Trata-se da Vision Portaria Monitorada, fundada em 2009 na cidade.
A Vision afirma ser a primeira empresa do Brasil a operar exclusivamente com o modelo de portaria remota. A companhia, que tem uma central estratégica em Campinas para monitorar todas as operações contratadas, é referência em inovação e segurança para condomínios da região.
São 200 locais sob sua gestão, com mais de 100 operações ativas só em Campinas.
A empresa tem planos de expansão para o cinturão regional. A meta é investir R$ 20 milhões, até 2030, em modernização de operações, atualização de equipamentos e captação de novos clientes no bloco formado pelas cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A informação é de José Gilberto Dias Filho, superintendente nacional do Grupo Singular, que abrange as empresas Vision e Folk. Dias é executivo com mais de 30 anos de experiência e trajetória consolidada em segurança eletrônica e gestão de operações de grande porte.
Ele falou com exclusividade ao Hora Campinas. “Temos uma operação robusta e moderna, com oferta de serviços de excelência”, resume.
Dias lembra que a Vision utiliza tecnologia própria, com tráfego de dados por meio de fibra ótica. Uma das centrais que funcionam como QG de operações está localizada no Jardim Guanabara, em Campinas.
“Não é apenas uma expansão, é a consolidação de um legado. Fomos a primeira empresa do Brasil a acreditar nesse modelo e seguimos na frente. Agora, unimos pioneirismo, investimentos robustos e excelência operacional para entregar valor real aos nossos clientes e estabelecer um novo padrão para o setor em São Paulo ao lado do Grupo Singular, nosso sócio-investidor, que hoje lidera o setor de portaria remota e facilities em condomínios no Brasil”, acrescenta ele.
A Vision fala em crescimento médio anual de 18% nos últimos cinco anos.
Para Charlles Oliveira, diretor da empresa, a proximidade é o diferencial competitivo da marca. “Cada condomínio tem sua identidade, e nosso compromisso é oferecer soluções personalizadas, que combinem tecnologia de ponta com atendimento humano e acessível. Estamos de portas abertas para síndicos, conselheiros e moradores, porque acreditamos que a confiança nasce da proximidade”, destaca.
O superintendente revela que o reconhecimento facial já faz parte hoje do cotidiano da maioria dos 200 condomínios sob a gestão da Vision. Do total, quase 90% são de aglomerados residenciais.
Neste sentido, não são apenas os moradores que são obrigados a cadastrar o seu rosto e suas informações, mas também os prestadores de serviço que têm acesso regular ao condomínio.
Dias menciona ainda a preocupação com a segurança. “O crime sempre vai tentando encontrar brechas para burlar os sistemas, mas numa portaria virtual, é difícil um caso de invasão. Nenhum condomínio que atendemos foi invadido até hoje”, conclui o superintendente.











