Trinta e cinco anos depois, a Ponte Preta volta a disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. A estreia da Macaca na competição será neste sábado (12), às 16h, no Orlando Scarpelli, contra o Figueirense. Enquanto o time de Campinas disputa pela segunda vez na história a terceira divisão do futebol nacional, o adversário de Santa Catarina realiza a quinta participação consecutiva.
Após ter conseguido a quarta melhor campanha da primeira fase do Paulistão – ainda que não tenha avançado à etapa seguinte -, a Ponte Preta está entre os favoritos ao acesso à Série B.
Todos os sete reforços da Ponte Preta para a Série C do Brasileiro estão com a situação regularizada junto à CBF. De acordo com levantamento realizado pelo jornal gaúcho Zero Hora, o clube de Campinas tem a maior folha salarial da Série C, informação negada pelo presidente Marco Antonio Eberlin.
As novidades da Ponte Preta para a Série C são os zagueiros Danrlei Santos (ex-Crac) e Wanderson (ex-CSA); o goleiro Matheus Kayzer (ex-Brasiliense); os atacantes Ricardo Oliveira, Jonas Toró (ex-Botafogo-SP) e Gustavo Vintecinco (ex-Goiânia); e o meia Diego Tavares (ex-Paraná).
O departamento jurídico do time campineiro conseguiu a liberação de Jean Dias para a partida deste sábado. O jogador foi expulso na derrota para o Concórdia, pela primeira fase da Copa do Brasil, porém, como não foi julgado, a CBF liberou a presença do atacante no duelo.
Depois de ficar quase 50 dias sem realizar um jogo oficial, a Ponte Preta ainda tem algumas indefinições. A volta de Jeh à equipe é aguardada pelos torcedores. O atacante passou por cirurgia após sofrer uma grave lesão e não entra em campo desde 20 de outubro de 2024. O nome de Jeh chegou a ser cogitado na reta final do Paulistão, mas o clube preferiu priorizar a recuperação física do atleta.
O mais provável, de acordo com o técnico Alberto Valentim, é que Jeh só seja relacionado a partir da segunda ou terceira rodada da Série C. Danrlei, Renato, Bruno Lopes e Gustavo Vintecinco são opções para o ataque.
A única participação da Ponte na Série C foi relâmpago. Em 1990, a Macaca terminou a competição em 18º lugar entre 30 participantes. Ainda assim, garantiu o acesso porque a CBF mudou o regulamento na Série B do ano seguinte e realizou a competição com 64 times em vez de 24, como fez em 1990.

A provável escalação da Ponte Preta para o jogo em Santa Catarina deve ser: Diogo Silva; Saimon, Wanderson e Danilo Barcelos; Maguinho, Léo Oliveira, Luiz Felipe, Serginho e Artur; Victor Andrade e Jean Dias.
Figueirense
O Figueirense teve pouco mais de um mês para se preparar para a Serie C. O técnico Thiago Carvalho quer começar a competição com vitória em casa e poderá promover a estreia de quatro atletas: Flávio, Lucas Dias, Renan e Igor Gabriel. O meia Gabriel Santiago pode ser vetado pelo Departamento Médico para o jogo deste sábado.
LEIA TAMBÉM
Campanha relâmpago e confusão: relembre a única passagem da Ponte Preta pela Série C











