Uma equipe composta por representantes do Governo do Estado esteve em Vinhedo, nesta manhã (2), realizando uma vistoria nas casas da Vila Junqueira afetadas pelas fortes chuvas da última terça-feira (28).
A equipe é composta pela Major Cláudia da Coordenadoria do Estado da Proteção e Defesa Civil, pelo geólogo Eduardo e geógrafo Marco, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), além do prefeito Dr. Dario Pacheco, secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon e diretor da Defesa Civil, Maurício Barone.
A vinda da equipe especializada em desastres naturais foi solicitada pelo prefeito, após a cidade registrar um grande deslizamento de terra entre as Ruas Goiás e Otávio Tasca. Dez famílias deixaram suas casas, cerca de 27 pessoas.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, um pré-relatório será emitido ainda hoje com apontamentos a ser recomendados ao município e, em até cinco dias, sairá o laudo completo, com todas as orientações da equipe especializada.
“Nossa prioridade absoluta é resguardar a vida desses moradores, por isso, solicitamos preventivamente que deixassem suas casas. É uma situação desconfortável e esperamos atende-los da melhor e mais ágil forma possível”, explicou Dr. Dario
Chuvas
Vinhedo registrou na terça-feira um dos maiores volumes de chuva do ano, com cerca de 112 mm em poucas horas. Para ter ideia do volume da chuva, a média de fevereiro deste ano foi de 404 mm, enquanto a média histórica dos últimos 10 anos foi de 186 mm.
As fortes chuvas ocasionaram, além do desmoronamento de terra, alagamentos de ruas e córregos, queda de fiação, postes e árvores. Não houve vítimas e nem feridos.