O Colégio Notre Dame de Campinas foi o grande vencedor da categoria “Kids Award” no KWN Global Summit 2024, com o vídeo School Pressure. O trabalho, produzido pelos alunos do Ensino Médio, aborda de forma sensível e impactante a saúde mental e a pressão escolar, destacando a importância de reconhecer os sinais de sobrecarga emocional e buscar ajuda profissional.
Em um contexto tão desafiador, o Brasil celebrou uma conquista inspiradora. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade de todas as condições de saúde mental tem início aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada, nem tratada. No Brasil, o relatório “Situação Mundial da Infância 2021” do UNICEF estima que quase um em cada seis adolescentes entre 10 e 19 anos vive com algum transtorno mental, aumentando o risco de automutilação e outros desafios emocionais.
Realizado anualmente, o KWN Global Summit é o ponto alto do programa Kid Witness News (KWN), uma iniciativa global criada pela Panasonic em 1989, nos Estados Unidos. O programa tem como objetivo estimular a criatividade, desenvolver habilidades de comunicação e promover o trabalho em equipe por meio da produção de vídeos por estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior.
Na edição 2024, que acabou de acontecer e contou com Tóquio como base das transmissões, o evento reuniu estudantes de onze países: Brasil, China, Camboja, Índia, Indonésia, Filipinas, Malásia, Japão, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Vietnã. Ao todo, participaram 460 equipes e mais de 4.000 estudantes, celebrando a criatividade e a conexão global.
O prêmio contou com quatro categorias: “Panasonic Award”, selecionado por funcionários da Panasonic em todo o mundo; “KWN Fans Award”, determinado por votos online do público global; o “Kids Award”, em que escolas participantes indicaram o melhor trabalho de fora de seus países; e o “Professional Award”, categoria recém-introduzida, julgada por especialistas em cinema.
“Foi um longo caminho até a vitória, mas vimos o quão recompensador foi sentir que o nosso trabalho foi reconhecido. Foi uma grande alegria trazer esse prêmio para o Brasil e o Colégio Notre Dame”, afirma Neyran Boaes, professor orientador do Clube de Mídias do colégio.
A conquista dos jovens brasileiros reforça a relevância do KWN como uma plataforma que promove a conscientização social, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e a colaboração global e reafirma o compromisso da Panasonic em apoiar o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de iniciativas educacionais transformadoras.
“A Panasonic expressa seu orgulho em promover mais um projeto, que tem como objetivo a contribuição a sociedade, que não apenas inspira, mas também conscientiza sobre questões fundamentais para as novas gerações. É gratificante ver o compromisso dos alunos e educadores em usar a criatividade e o audiovisual como ferramentas para transformar a sociedade”, conclui Gabriela Prudêncio, Gerente de Marketing e porta-voz da Panasonic do Brasil.











