A Escola Estadual Vitor Meirelles, em Campinas, promove até esta sexta-feira (31) revisões para engajar os 93 estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio para os dois dias de avaliação do Provão Paulista Seriado, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que dá acesso a 15.717 vagas nas universidades e faculdades públicas paulistas.
A diretora da escola, professora Jaqueline Salione Silveira, conta que além das revisões organizadas pelos professores, a preparação para o Provão também vai contar com a participação dos pais dos estudantes.
“Nesta quarta-feira, fizemos uma reunião com os pais e responsáveis para abordar a aplicação do Provão na unidade escolar e a importância da seriedade da aplicação, que é uma oportunidade de acesso às universidades”.
A estudante Layza Evelyn Batista de Souza, de 17 anos, que chega à terceira etapa do Provão Paulista, conta sobre a experiência com a avaliação seriada:
“A estruturou para que os alunos se preparassem durante o ano aprendendo conteúdos que possam cair na prova. Também tivemos várias listas de exercícios de matemática, física, português, entre outras matérias”, diz a aluna, que tem o sonho de cursar medicina ou fisioterapia.
No Provão Paulista, são 67 vagas para essa formação em medicina e 17 vagas para o curso de fisioterapia.
O que é o Provão Paulista?
O Provão Paulista é uma iniciativa que garante acesso ao ensino superior para alunos da rede pública, com vagas garantidas na USP, Unicamp, Unesp, Univesp e Fatecs. O Provão funciona como um vestibular seriado, onde o desempenho dos estudantes nas provas de cada ano do Ensino Médio é acumulado para a classificação final, sendo aplicada apenas aos alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries.











