O escritor e professor Fausto Antônio lança nesta quinta-feira, 17, seu novo romance, “Diário di Polon”. O evento será a partir das 19h, na Biblioteca Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, e contará com uma roda de conversa entre o autor e o público presente. O livro será vendido no local por R$ 50.
A obra já foi lançada em Cabo Verde, país que serve de cenário para a história, e também terá um lançamento em Portugal. Embora o autor seja brasileiro, o romance é classificado como literatura cabo-verdiana, uma vez que seus personagens e o enredo estão totalmente inseridos no contexto do arquipélago africano.
O enredo do livro acompanha a relação afetiva da narradora-personagem Jamila Anaya, uma mulher cabo-verdiana. A narrativa explora o cotidiano, a cultura e a realidade social de diferentes localidades de Cabo Verde, apresentando aspectos da vivência negro-africana.
A história percorre diversas ilhas do país, como Santiago, onde se localizam a capital Praia e a cidade de Assomada. As ilhas de São Nicolau, São Vicente e a ilha do Sal também são espaços por onde a trama transita.
Um elemento fundamental na história é o “pé de polon”, um baobá gigante que existe na cidade de Assomada. Na ficção, a árvore funciona como uma espécie de portal, um recurso que permite o ingresso do leitor no contexto histórico e social de Cabo Verde.
Sobre o autor
Carlindo Fausto Antônio é natural de Campinas, cidade onde trabalhou como professor da Rede Municipal de Ensino. No município, atuou no desenvolvimento de cursos para a implementação da Lei 10.639, que trata do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Possui graduação em Letras pela PUC-Campinas, além de mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na Bahia.
Com uma carreira literária iniciada na década de 1980, Fausto Antônio é escritor, poeta e dramaturgo. É autor de dezenas de obras, incluindo os romances “Exumos” e “Memória dos meus carvoeiros”; as peças teatrais “De que valem os portões” e “Arthur Bispo do Rosário, o Rei”; e os livros infantis “No Reino da Carapinha” e “A Máscara Falante”. O autor publica anualmente na coletânea “Cadernos Negros”, importante série literária da qual sua tese de doutorado pela Unicamp fez uma análise histórica.
Serviço:
Lançamento do livro “Diário di Polon”
Data: 17 de julho
Horário: A partir das 19h
Local: Biblioteca Zink
Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro
Entrada gratuita











