Ser um vendedor externo é ser responsável por uma carteira de clientes, ir a campo para apresentar produtos e serviços e ainda prospectar novos clientes estabelecendo sempre um bom relacionamento com todos.
Além de vender, esse importante profissional tem de realizar etapas do processo comercial, como se comunicar com o sistema, acessar o cadastro do cliente, fazer o pedido e avisar o backoffice, que concluirá o processo validando a venda e emitindo a nota fiscal.
Para vencer esses desafios e burocracias que a profissão exige, Filipe Nascimento, CEO da salestech Fieldy, separou três dicas valiosas que podem ajudar vendedores no dia a dia dessa atividade.
1) Tenha um planejamento
Nada melhor do que organizar o seu dia com os principais objetivos da semana, ou até mesmo do mês. Isso pode lhe ajudar a visualizar melhor o processo e a ter sucesso para atingir suas metas.
2) Mantenha uma boa comunicação com seu gestor e cliente
O gestor é o responsável por gerenciar toda equipe de vendas, mas mais do que isso, ele é quem vai traçar estratégias e viabilizar operações para que tenham decisões mais lucrativas. Por isso, sempre converse e alinhe estratégias sobre seu trabalho. E lembre-se, nessa jornada o vendedor é peça fundamental, pois é ele quem estará frente a frente levando a empresa e interagindo com o cliente.
3) Use a tecnologia ao seu favor
Faça tudo pelo celular. Sem sombra de dúvida, a tecnologia é uma grande aliada para o vendedor e com ela é possível: falar com o cliente, contatar o supervisor, ter controle de estoque e até mesmo armazenar dados que estão sendo prospectados.
A Fieldy, salestech do ecossistema de tecnologia Ativy, desenvolveu um aplicativo de força de vendas. A startup projeta alcançar 10 mil usuários até o final de 2023, representando um faturamento de 3 milhões.
“O aplicativo desenvolvido, pode ser usado até sem internet e é voltado para quem carrega a empresa da porta para fora e para quem gere o negócio da porta pra dentro. Nem digitar é preciso, o app utiliza comando de voz, integrando múltiplas operações de venda com uso da inteligência artificial e em tempo real, conseguimos sincronizar 100% das vendas externas ao sistema de gestão da empresa”, explica Filipe.
Além da inteligência artificial, a ferramenta usa geolocalização e rastreabilidade para se integrar, em tempo real, a qualquer ERPs e CRMs, as operações necessárias a trabalhadores externos, entre elas, todas as etapas da comercialização de um produto ou serviço, diminuindo a burocracia, agilizando e otimizando o processo e concluindo a venda com a emissão da nota fiscal.