A arte como ferramenta de inclusão. Esta é a proposta de “Cuidando de Quem Cuida”, espetáculo interativo que mescla música, dança, instalação cênica, textos e performances para levar lazer e diversão aos trabalhadores da saúde e promover a inclusão de estudantes, idosos e pessoas com deficiência (PCDs).
Coordenado pelo Coletivo e Espaço Cultural Janacek Sistem, em parceria com o Coromim, coral formado por pais, professores e amigos da Escola Curumim, o espetáculo faz nova apresentação no Centro Cultural CIS Guanabara, no dia 24 de maio, sexta-feira, às 20h, com entrada gratuita.
No repertório, obras de Adoniram Barbosa, Caetano Veloso, Beatles, Roberto Carlos, Cantos dos índios Kraôs, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, entre outros sons universais.
A concepção e direção do espetáculo é de Coré Valente, arranjador e multiartista, regente do Coromim e diretor do Janacek Sistem, coletivo que trabalha, desde 2015, com pesquisa continuada na fusão de linguagens de vídeo/performance/música/dança, propondo ações artísticas que ampliem as percepções mais humanizadas dos espaços e convivência social.

Nesta proposta de inclusão, o projeto conta com a orientação da pedagoga Keyla Ferrari Lopes, que faz a interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) das apresentações. Keyla é especialista em educação especial e Libras, mestre e doutora em atividade motora adaptada, autora de livros e artigos sobre o tema inclusão. De acordo com Keyla, que conversou com coordenadores de instituições de apoio a idosos e PCDs, a proposta inclusiva atingiu seu objetivo.
“Toda as pessoas com quem conversei acharam o espetáculo interativo, divertido, alegre, que agrada pessoas de todas as idades, o que é muito inclusivo”, afirmou. “A interpretação em Libras permite que pessoas surdas entendam o contexto, as músicas. Essa interação é mágica, é muito importante”, completou.
Valquiria Lima, mãe do adolescente Leandro Cassemiro Lima, que tem paralisia cerebral e faz aula de dança no projeto Dance com Ele, coordenado pela Keyla, veio de Hortolândia com o filho e adorou a experiência.
“O Leandro gostou muito. Ele ama música, dança, então achou muito legal o espetáculo, os sons diversos, as vozes, os instrumentos. Ele aproveitou muito. No final, quando o coro convida o público a dançar, a Keyla nos levou para o palco, dançamos, ele curtiu muito. Eu amei também. Nós amamos, foi muito gostoso assistir”, comentou
“Cuidando de Quem Cuida”, com direção de Coré Valente, tem a participação especial da cantora e dançarina Iara Medeiros, do coro cênico Coromim, uma trupe de 17 pessoas acima de 60 anos; e do grupo de forró Xote do Peixe.
No total serão cinco apresentações até julho. As duas primeiras ocorreram em 25 de março e 22 de abril e reuniram em torno de 100 pessoas, por apresentação, entre PCDs, cuidadores, profissionais de saúde, idosos e estudantes do ensino médio. As apresentações do espetáculo “Cuidando de Quem Cuida” são gratuitas. A próxima será dia 24 de maio, as 20h, no CIS Guanabara (Rua Mario Siqueira, 839, Botafogo, Campinas). Estacionamento interno gratuito.










