A temperatura em Campinas atingiu os 34,1°C na última quarta-feira (26), dois dias antes da previsão de chegada de uma nova onda de calor à região, atipicamente mais longa. Segundo as meteorologias do MetSul e Climatempo, a partir desta sexta-feira (28), uma massa de ar quente se instalará sobre o Sudeste e permanecerá atuante pelo menos durante a primeira a primeira semana de março. Isso significa que o Carnaval será quente e com máximas acima dos 33°C.
Esta será a quinta onda de calor em 2025 no Brasil e a segunda a atingir o Sudeste no ano. O fenômeno é causado por um sistema de alta pressão atmosférica que inibirá a formação de nuvens e intensificará o calor, de acordo com o Climatempo. A previsão é de tempo firme no sábado (1) e domingo (2) e pancadas isoladas de chuva no final da tarde de segunda (3) e terça (4).
A temperatura média para o mês de fevereiro está mais alta em Campinas, de acordo com o Cepagri. A média histórica é de 25,3°C e até o momento, a média do mês em 2025 está em 26,7°C. O volume de chuvas, por outro lado, está menor este ano. A média para o mês é de 187,4mm e até o momento foram registrados 118mm.
As regiões Sudeste e Centro-Oeste devem ser as mais afetadas. A previsão é de que as temperaturas superem em 5 °C a 7 °C a média histórica para o mês de março em estados como São Paulo, Minas Gerais, e partes de Goiás e Mato Grosso do Sul, indica o Climatempo.
São Paulo, Curitiba e Brasília são as capitais com maior chance de estabelecerem novos recordes de calor para 2025 durante a nova onda de calor.
Campinas registrou no último dia 18 o recorde de temperatura em 2025. A estação do CIIAGRO- Taquaral apontou 35,4°C, às 16h20. Até então, a temperatura mais alta tinha ocorrido em 22 de janeiro, com 34°C. O recorde de máxima em fevereiro é de 37°, em 2014.







