Com o atendimento de quatro linhas do BRT Campo Grande, a Estação BRT Parque das Bandeiras/Ipaussurama foi oficialmente entregue à população pelo prefeito Dário Saadi nesta sexta-feira (7). A operação das linhas começou por volta das 10h: as paradoras BRT20 e BRT25 e as semiexpressas BRT21 e BRT26.
Esta é a última estação do BRT Campo Grande a entrar em funcionamento, tornando o corredor 100% operacional.
A estação fica no canteiro central da avenida John Boyd Dunlop, na altura do Shopping Parque das Bandeiras, entre as estações Roseira/PUCC e Bandeirantes.
O prefeito Dário Saadi lembrou que “quando assumimos a gestão municipal, o BRT já estava muito avançado. Mas era necessário finalizar obras muito importantes e isso nós fizemos. Essa é uma obra monstruosa e, assim, Campinas vai avançando. O BRT vai além do benefício aos usuários do transporte público. Com obras de pontes e viadutos, o BRT melhorou muito o trânsito nesses dois corredores e gerou desenvolvimento econômico”.
O atendimento à nova estação BRT não alterou os intervalos e programação horária das linhas. A BRT20 parte do Terminal Campo Grande e circula com intervalos de sete a oito minutos nos picos, em dias úteis. A BRT25 parte do Satélite Íris e circula todos os dias, com intervalos de nove minutos nos horários de maior demanda, em dias úteis. As duas chegam até os terminais Mercado e Central, além do Corredor Central (Rótula).
Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro contam com as linhas semiexpressas BRT21 e BRT26, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido.
Elas circulam de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (4h45 às 9h; 15h30 às 19h30). A BRT21 parte do Terminal Campo Grande e vai até o Terminal Mercado. Tem intervalos de 12 minutos durante o dia e nove a noite. A BRT26 parte do Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, com intervalos de 20 minutos.
Sobre a estação
A construção da estação, da passarela de pedestres sobre a avenida JBD e do pavimento de concreto do entorno da estação foi viabilizada por meio de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC), firmado entre o Shopping Parque das Bandeiras e a Prefeitura de Campinas, no valor de R$ 15,2 milhões. A Prefeitura investiu R$ 3,2 milhões na execução do pavimento rígido em trecho complementar, desde o final do campus II da PUC Campinas até o encaixe do novo viaduto da rodovia dos Bandeirantes.











