São Paulo é o estado mais competitivo do Brasil pelo 14º ano seguido, segundo Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta quarta-feira (27). Santa Catarina ficou em segundo lugar na classificação geral, à frente do Paraná, em terceiro, e do Distrito Federal, em quarto. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo aparecem na sequência. Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso fecham a relação dos dez primeiros.
Foram selecionados para a pesquisa 100 indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Em relação ao Brasil, São Paulo se destacou em Educação e Infraestrutura, ficando na 1ª posição em ambos, seguido por Eficiência da Máquina Pública (2ª posição), Sustentabilidade Ambiental e Social e Inovação (3º lugar nos três pilares).
Em relação aos demais estados da região Sudeste, o estado de São Paulo ficou em primeiro lugar em todos os pilares, com exceção de Solidez Fiscal e Segurança, nos quais ficou na segunda posição.
No pilar Educação, ganham destaque os indicadores Enem, taxa de atendimento do ensino infantil, índice de oportunidade da educação e avaliação da educação.
Já em Infraestrutura, o estado fica na primeira posição em acessibilidade do serviço de telecomunicações, custo dos combustíveis, disponibilidade de voos diretos, acesso à energia elétrica e qualidade das rodovias.
O Ranking de Competitividade, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), é uma ferramenta que busca pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade dos seus estados. A partir da análise do conjunto de 10 pilares, fornece uma visão sistêmica da gestão pública estadual.











