A Defesa Civil divulgou alerta de fortes chuvas entre domingo (16) e terça-feira (18) no Estado de São Paulo. Um aviso de grande perigo (alerta vermelho) foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as áreas de maior risco. A Região Sudeste pode ser afetada, mas as regiões com maior risco são os estados da Região Sul e parte de Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste.
Neste domingo (16), embora a frente fria ainda atue com maior intensidade sobre o Sul do País, seus efeitos já serão percebidos no Sudeste, com possibilidade de pancadas de chuva.
Na segunda-feira (17), com o avanço do sistema em direção ao Sudeste, todas as regiões paulistas ficam sujeitas a pancadas de chuva, que podem ocorrer com intensidade forte.
Na terça-feira (18), o cenário permanece de atenção, com condições para chuva e variação de nuvens em grande parte do território paulista.
As regiões que devem registrar os maiores acumulados de chuva são:
Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira;
Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas e Itapeva;
Baixada Santista;
Região Metropolitana da Capital, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília;
Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.
Aviso vermelho
O aviso vermelho emitido pelo Inmet indica que a tempestade pode provocar chuvas acima de 100 milímetros (mm) em 24 horas e até queda de granizo em pontos isolado. Segundo a meteorologista do instituto, Marcia Seabra, existe uma condição para a formação de um ciclone extratropical.
“Na segunda-feira, essa frente fria também deve atingir a Região Sudeste, chegando ao estado de São Paulo”, alertou.
A passagem de uma frente fria favorecerá a formação das chuvas, acompanhadas por raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado em diversas regiões do Estado de São Paulo.
Apesar de não serem esperados volumes muito elevados de chuva acumulada na maior parte do território paulista, há potencial para tempestades severas.
A meteorologista explica que o ciclone vai se formar entre este sábado e domingo e se deslocar para o oceano. “Porém, ele vai dar origem a uma frente fria que vai transitar entre os estados do Sul e em parte do Centro-Oeste”.
Confira as recomendações da Defesa Civil de Campinas:
- Evite áreas sujeitas a alagamentos durante chuvas fortes;
- Respeite os avisos exibidos nos painéis digitais das vias de Campinas, que emitem alertas em situações de risco;
- Fique atento à sinalização em pontos críticos, que indicam locais com histórico de enchentes;
- Cadastre-se para receber alertas oficialmente emitidos pela Defesa Civil (veja abaixo como fazer).
- Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
- Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
- Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;










