Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram de um mutirão organizado pela Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) para a escolha das armações dos óculos que são oferecidos pela instituição para alunos com dificuldades visuais.
A ação promovida na última sexta-feira (7) é parte de uma série de benefícios que os alunos do ensino profissionalizante e da EJA possuem. Material escolar, uniforme, passe escolar e óculos para quem precisa, são medidas tomadas com o objetivo de oferecer aos estudantes as melhores condições de estudo.
Desde 2015, essa iniciativa é uma importante aliada no combate à evasão escolar e na redução das desigualdades dentro do ambiente de ensino.
“Muitos alunos enfrentam barreiras para frequentar a escola, como falta de transporte ou a impossibilidade de comprar materiais básicos. Ao fornecer transporte, alimentação, uniformes e materiais escolares, eliminamos obstáculos que poderiam levar ao abandono dos estudos”, diz José Batista, gerente da EJA Anos Iniciais.
O mutirão de escolha das armações é organizado, em média, a cada dois meses. Os estudantes com dificuldades visuais são encaminhados a realização de exames de vista e, nos mutirões, escolhem suas armações favoritas. Todo o processo é gratuito.
De acordo com José Batista, o desempenho em sala pode ser comprometido de forma direta por problemas visuais. “Muitos alunos percebem ou desenvolvem essas dificuldades durante as aulas, e eles podem ter baixo rendimento escolar porque não conseguem enxergar claramente o quadro, os livros ou o material didático. Com os óculos, eles passam a compreender melhor as aulas e a participar mais ativamente das aulas.”











