Teatro é casa para muita gente. É espaço de coabitar, existir de diversas maneiras, expressar-se livremente e ser aceito em sua humanidade. Há 25 anos, o Espaço Cultural Estúdio Cênico reforça estas e muitas outras potências das artes cênicas e, como um grande coração de mãe, enaltece e acolhe a singularidade de cada artista que por lá já passou.
Nesta sexta, sábado e domingo (21 a 23), o Estúdio celebrará seus 25 anos de existência como casa teatral independente localizada no Jardim Proença, em Campinas, com uma programação diversa e gratuita que inclui sarau, exibição de curta-metragem, exposição, feira de artesanato e troca de livros, contação de história, shows e claro, muito teatro.
O evento, chamado “Teatro é Casa! 25 anos do Estúdio Cênico”, inicia o encerramento de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas como parte de um projeto viabilizado com recursos públicos da Lei Paulo Gustavo (LPG) do Estado de São Paulo.
Além dos festejos neste mês de março, que incluem também uma semana de encontro estudantil (veja mais informações abaixo), o Estúdio realizou nos últimos 12 meses diversas outras ações como o Festival de Monólogos, apresentações teatrais de obras assinadas pela casa e o Na Carreira – ação formativa com foco no estudo, criação e formação de um novo grupo teatral.
Segundo Cris Carvalho, gestora cultural e diretora de produção do Estúdio Cênico, a celebração pelos 25 anos da escola é um marco relevante para o fazer artístico e cultural na cidade de Campinas.
“Lembramos de tantos artistas que já passaram por aqui, tantos jovens e adultos que tiveram o Estúdio como parte de sua formação artística, e isso nos enche de orgulho. Comemorar nossos 25 anos é também uma forma de dizer que a arte resiste e é capaz de muito mais do que imaginamos”.
Entre os destaques na programação está a apresentação do espetáculo “Gonzagas”, reestreia do primeiro espetáculo do grupo, criado em 2018. “Nesta apresentação estaremos com quase todo o elenco original em cena e será muito especial vivenciar esta reunião no palco”, relata Cris Carvalho.
Além de Gonzagas, também haverá apresentação do espetáculo infanto-juvenil “Invisíveis”, também uma realização do Estúdio Cênico que teve sua pré-estreia recentemente, em outubro do ano passado.
A programação ainda inclui, entre os destaques, apresentações de convidados tanto no sarau, quanto em momentos individuais ao longo do final de semana. Nos três dias, ficará exposta uma série de registros fotográficos, objetos cênicos e outros adereços que ajudam a contar os 25 anos de história do Estúdio.
Encontro Estudantil
Ainda no mês de março, para fechar a comemoração pelos 25 anos do Estúdio Cênico, a casa realizará entre dias 25 e 30 (terça e domingo) um encontro estudantil com aulas abertas gratuitas de teatro conduzidas pela equipe do Espaço Cultural, além de apresentações do grupo de alunos intermediários do Estúdio com o espetáculo “Sonhos Desconhecidos” e do grupo convidado da cidade de Vinhedo/SP, vencedor do Festevi, Berinjelas Fritas com o espetáculo “Mero”.
Todas as atividades são gratuitas e a inscrição deve ser realizada através de link no Instagram do Estúdio.
Confira a programação
Dias 21, 22 e 23/03 (sexta, sábado e domingo)
Exposição 25 Anos Estúdio Cênico
Dia 21/03 (sexta)
Sarau ‘A gente se junta no caminhar’
Horário: 19h30
Brinde e exibição do vídeo-documentário “Espaço Cultural Estúdio Cênico – A Casa do Teatro”
Horário: 21h
HIT PARADE 2000
Horário: 21h30
Dia 22/03 (sábado)
Feira de artesanato
Horário: 11h às 20h30
Troca de Livros
Horário: 11h às 20h30
Venda de comes e bebes
Horário: 11h às 20h30
Vida Gota
Pamela Leoni (Cia Laleoni)
Horário: 15h
Invisíveis
Estúdio Cênico
Horário: 18h
Show ‘As trilhas que fizeram história’
Horário: 20h30
Dia 23/03 (domingo)
Feira de artesanato
Horário: 14h às 18h
Venda de comes e bebes
Horário: 14h às 18h
Gonzagas
Estúdio Cênico
Horário: 18h
Bloquete
Horário: 19h30