Um evento cênico-literário vai movimentar o Teatro de Arte e Ofício (TAO), em Campinas, a partir das 19h30 desta quarta-feira (29). Trata-se do lançamento do novo livro da escritora e cineasta Ariane Porto, “Células em jogo: ciência, arte e espiritualidade em processos de cura”. A apresentação “Nas Entranhas da Arte”, voltada ao compartilhamento de processos criativos, ilustrará o conteúdo da obra. A entrada é gratuita.
Resultado de uma extensa pesquisa transdisciplinar, Ariane entrelaça ciência, arte e espiritualidade para propor um novo olhar sobre os processos de cura em seu novo livro. A partir de sua experiência pessoal com o câncer, a autora desenvolve hipóteses ousadas: a arte como ferramenta terapêutica, as células como portadoras de memória emocional e a possibilidade de diálogo entre mente, cérebro e corpo espiritual.
O livro apresenta o princípio da “Arte Enativa”, ideia de que a experiência artística surge da interação do artista e do espectador com seu ambiente. Também avança e entrelaça o tema com o conceito de “Jogo das Células”, um dispositivo inovador que integra neurociência, tecnologia, além de expressão artística, sugerindo caminhos inéditos para a saúde integral e o autoconhecimento.
Na busca de levar a arte a formar ambientes de transformação, o lançamento do livro acontecerá com uma experiência para a qual o público está convidado a fazer parte da dinâmica. Nesta segunda edição do processo criativo compartilhado, produzido por Ariane em 2024, “Nas Entranhas da Arte” apresentará textos de Ana Regina Giovannetti, Flávio Levy, Giselle Bohn, Lilian Medeiros, Neusa Doretto, Sérgio Caponi, Valéria Monteiro, Zilda Rubinsky e da própria Ariane.
No palco, Delma Medeiros, Joel Barbosa, Ramiro Lopes, Hélcio Henriques e Neusa Doretto compartilharão seus processos criativos com o público.
“Cada apresentação tem a duração de 15 minutos, justamente para que as pessoas da plateia sintam desejo de declamar seus textos , numa experiência afetiva de apresentação, numa troca criativa de ideias românticas, filosóficas ou existencialista. Venha, traga sua emoção. Entregue –se”, convida a atriz Neusa Doretto.

Sobre Ariane Porto
Escritora, cineasta, produtora, roteirista, uma das pioneiras do cinema campineiro e do interior do estado, Ariane já roteirizou, produziu e/ou dirigiu 11 longas metragens, mais de 50 curtas e médias além de 5 séries para televisão, se destacando como uma das cineastas mais produtivas e atuantes de sua geração, sendo premiada em festivais nacionais e internacionais como Paris, Nova Iorque, Chicago, Berlim, Índia e Santa Mônica.
Um dos seus filmes mais premiados – “Mama minha!” (2021) – é um autodocumentário sobre o câncer de mama que teve em 2018, e se tornou referência para reflexões e diálogos sobre a doença e seus impactos individuais e sociais.
Fundadora do Teatro de Arte e Ofício de Campinas ao lado de Teresa Aguiar e Marcos Tadeu Carneiro, a autora completou 40 anos de carreira em 2024.
SERVIÇO:
NAS ENTRANHAS DA ARTE
Evento cênico-literário
Lançamento do livro “Células em jogo: ciência, arte e espiritualidade em processos de cura”
TAO – Teatro de Arte e Ofício – Rua Conselheiro Antonio Prado 529, Vila Nova Campinas
Dia 29/10 – Quarta-feira – 19:30
Entrada franca

 
			 
					






















