Condições inflamatórias e autoimunes da pele normalmente recebem tratamento a partir de corticoides tópicos. Para garantir a eficácia e segurança destes produtos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu diretrizes que elevaram os padrões regulatórios no Brasil. Antes de 2022, o registro de medicamentos genéricos e similares de aplicação tópica na pele dependia apenas de estudos laboratoriais para comprovar a equivalência com o medicamento de referência – aquele já disponível nas farmácias. Desde então, tornou-se obrigatório realizar estudos também em humanos, uma mudança alinhada com práticas regulatórias internacionais que consideram não somente as propriedades farmacológicas, mas também o efeito biológico na pele.
Nesta quinta-feira (20), durante o Corticoids Day – evento que reunirá as grandes farmacêuticas brasileiras em Campinas -, a Synvia apresentará detalhes sobre a condução desses estudos, assim como o dispositivo inovador que foi desenvolvido e criado para otimizar os processos de leituras da vasoconstrição na pele.
Inédito no setor da indústria farmacêutica, o encontro espera reunir cerca de 150 representantes de importantes players do mercado, com a participação de autoridades da Anvisa. O objetivo é promover uma imersão nos temas mais relevantes do cenário atual, incluindo os desafios dos estudos com corticoides no Brasil, as pesquisas mais recentes na área e os impactos desses medicamentos no mercado.
A Synvia, empresa que conta com parque de pesquisa clínica situado em Campinas, apresentará tecnologia e metodologia desenvolvidas para a realização dos estudos com corticoides tópicos, esteroides sintéticos. Estes esteroides sintéticos, semelhantes ao cortisol produzido naturalmente pelas glândulas suprarrenais, possuem ações anti-inflamatórias e imunossupressoras.
“Contamos com tecnologia e metodologia de desenvolvimento próprio que garantem alta qualidade na condução dos estudos com corticoides tópicos, automatizamos processos, minimizando a interferência humana na obtenção das leituras nos sítios de aplicação dos produtos e assegurando dados consistentes. A metodologia será apresentada no dia do evento”, adianta a Diretora de Parcerias Estratégicas e Operações Farma da Synvia, Angélica de Toledo.
O evento, que é fechado para convidados, contará com a presença de representantes da Anvisa, além de profissionais e empresas da indústria farmacêutica envolvidos no desenvolvimento, regulamentação e comercialização de corticoides tópicos.







