O prefeito de Campinas, Dário Saadi, tomou posse, oficialmente, como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) na noite deste sábado, 22 de fevereiro, em evento no Royal Palm Plaza Resort. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, presente na cerimônia, sinalizou que pretende construir o Hospital Metropolitano, uma demanda dos prefeitos da RMC.
“Uma questão fundamental da região é a saúde. O grande pleito dos prefeitos é um hospital regional para a Região Metropolitana de Campinas. Precisa mesmo. E nós vamos fazer”, disse o governador.
Ao tomar posse, o prefeito Dário e agora presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC destacou a importância do trabalho e desenvolvimento conjunto de políticas públicas entre as cidades da região, principalmente em áreas como saúde, clima e mobilidade.
“Uma região como Campinas precisa ter políticas metropolitanas. Na área da Saúde, ter um hospital metropolitano, mas ir além, temos que discutir ações conjuntas, para avançar e qualificar ainda mais o nosso atendimento à saúde na região. Durante a pandemia, por exemplo, foi fundamental a união dos prefeitos. Outra questão importante são as mudanças climáticas. As ações precisam ser coordenadas entre as 20 cidades. Não há como discutir ações climáticas no limite do município, principalmente dentro de uma região conurbada, como é a RMC. Em relação à mobilidade urbana, ressalto a importância do Trem Intercidades, que será fundamental na melhoria da mobilidade. Nosso futuro é trabalhar por objetivos comuns entre as cidades”, disse Dário.
No evento também foi lançado o livro dos 25 anos da Região Metropolitana de Campinas, “25 anos de integração RMC”.

O projeto editorial do livro foi idealizado pelo ex-prefeito de Jaguariúna e cinco vezes presidente do conselho, Gustavo Reis. A obra, escrita pelo jornalista José Pedro Martins, traz um panorama das transformações da RMC, destaca a trajetória e o papel dos municípios na construção de um polo dinâmico e inovador; os desafios e as conquistas da região para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e a importância da integração regional e da cooperação entre os municípios.
José Pedro Martins é colunista do Hora Campinas. Premiado nacional e internacionalmente, o profissional assina a coluna Hora da Sustentabilidade.
Ao deixar o cargo de presidente do Conselho, Gustavo Reis ressaltou a importância da RMC no Estado. “A história da RMC é marcada por desafios, união e grandes transformações nestes 25 anos. Unidos, os prefeitos seguirão na construção de uma RMC mais próspera para todos os cidadãos metropolitanos”, disse Gustavo Reis.
O secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, esteve no evento e destacou a importância da RMC.
“Essa região metropolitana melhorou a qualidade vida de todos os brasileiros. Esta região é o berço da inovação, permitiu ao Brasil avançar muito nestes 25 anos. A RMC é o trabalho de todos vocês”, disse.
Participaram da cerimônia prefeitos da RMC, secretários municipais e estaduais, vereadores de Campinas e região, deputados, autoridades do Judiciário e patrocinadores, entre outros.

A RMC
A RMC foi criada por lei complementar estadual em 19 de junho de 2000, na gestão do então governador Mário Covas. Tem 20 municípios, população de 3,2 milhões de habitantes e área de quase 3.800 km quadrados.
Os municípios que compõem a RMC são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.











