Uma mesa-redonda nesta quarta-feira (29), às 19 horas, marca o lançamento do livro “A suposta homossexualidade” no Auditório da ADunicamp/Unicamp. Participam o autor do livro, o Prof. Dr. Ronaldo Alexandrino, com a mediação da Profª Drª Ângela Soligo.
O livro é resultado de uma pesquisa desenvolvida por Alexandrino entre os anos 2006 e 2009 na Faculdade de Educação da Unicamp, sob orientação da professora Ângela. É um estudo voltado para a compreensão das representações sociais da homossexualidade, bem como a própria homossexualidade como representação social, existente socialmente e também no âmbito da formação de professores.
“Esse estudo foi o primeiro da América Latina, e o único em território nacional até hoje, que conseguiu efetivar uma prática de formação de professores, dentro do ambiente escolar, a partir da temática da homossexualidade”, ressalta o autor.
Segundo Alexandrino, a publicação acontece 12 anos após a finalização da pesquisa. “Isso ocorre justamente pelo fato de ter sido negada por praticamente todas as editoras nacionais nesse período. Sua visibilidade hoje, portanto, se caracteriza como um ato de resistência aos discursos negacionistas de tais reflexões”, destaca o autor.
Ronaldo Alexandrino é doutor e mestre em Educação na área de Psicologia Educacional pela Unicamp, vinculado ao grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades em Educação) como professor colaborador. Atualmente é pós-doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS, vinculado ao grupo de pesquisa GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação). É pesquisador das temáticas voltadas à Psicologia Educacional e a formação de professores e as questões de gênero.

SERVIÇO:
Livro: A suposta homossexualidade
Ano de lançamento: 2021
Editora: Appris
Páginas: 179
O livro está disponível para compra no site da Editora Appris e em livrarias de todo país.











