Deputado federal por dois mandatos e ex-prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos deve voltar às urnas em 2026, por um novo partido. O médico de 75 anos escolheu o PSDB em busca de visibilidade e do coeficiente eleitoral e partidário – linha de corte comprometida, por outro lado, em grandes partidos e em agremiações federadas. Dr. Hélio teve o mandato de prefeito de Campinas cassado pela Câmara Municipal em agosto de 2011.
Eleito prefeito de Campinas por duas vezes pelo PDT, Dr. Hélio foi cassado pela Câmara de Campinas, por 32 votos a um, no processo que julgava sua responsabilidade administrativa por omissão e negligência em supostas fraudes em contratos públicos.
Em 2020, o médico tentou retornar à Prefeitura de Campinas, mas teve pouco apoio nas urnas, reflexo do desgaste jurídico e político de seu envolvimento nos escândalos de corrupção. Os bastidores do partido indicam que Hélio deve se lançar candidato a deputado federal em 2026. Ele foi eleito deputado federal por São Paulo em 1999 e reeleito em 2003.
PSDB
O PSDB vive momento de reconstrução, com montagem de chapas para 2026 e filiação de novas lideranças. Além do Dr. Hélio, Marco Vinholi, Felipe Augusto, Vitor Lippi, Vinícius Camarinha e Marcos Neves continuam reforçando a sigla.
Nos últimos meses, o PSDB vem apostando na manutenção de quadros históricos e, na última semana, ganhou a filiação de Hélio de Oliveira Santos. Além do recém-tucano, a legenda está investindo na adesão de lideranças com atuação em diferentes regiões de solo paulista.
Capitaneadas pelo presidente da Executiva Estadual do PSDB paulista, o ex-prefeito de Santo André-SP Paulo Serra, as recentes articulações visam atrair políticos com poder de voto para o desenvolvimento de localidades importantes do estado à frente do Executivo ou do Legislativo e que pretendem concorrer a deputado (estadual e federal) no ano que vem.
“Além da permanência de importantes quadros para a performance do PSDB em São Paulo, a filiação do Dr. Hélio (Hélio de Oliveira Santos) e de outros nomes agregam valor ao nosso projeto. Nos próximos meses, daremos continuidade às articulações com lideranças em todo o estado e à formação das chapas para 2026. A ideia é termos candidatos competitivos para a Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleia Legislativa e para o Poder Executivo paulista”, lista Paulo Serra.
De acordo com o presidente estadual do PSDB, o partido planeja eleger de três a quatro deputados federais, e de quatro a seis deputados estaduais, por São Paulo, no próximo ano.











