A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, a partir deste domingo (3), passou a a ser cenário do maior exercício de guerra aérea da America Latina, o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024. O treinamento realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), entre os dias 3 e 15 de novembro, acontecerá na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), Esta edição reúne 16 países e cerca de 50 aeronaves.
Participam com esquadrões de voo em território brasileiro: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal; com pessoal para realizar tarefas espaciais e cibernéticas: Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru; e como observadores: África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai.
O fotógrafo de Campinas Osvaldo Furiatto acompanhará o início da missão e estará presente no mídia Day exclusivo para jornalistas e fotógrafos nesta segunda-feira.
Ele faz a cobertura jornalística do exercício militar em parceria com o Hora Campinas. O profissional une sua paixão pela aviação com o ofício de jornalista. Osvaldo Furiatto é um spotter, ou seja, pessoa que observa e fotografa aviões.
Objetivo
O exercício organizado pela FAB permite que os militares treinem o combate aéreo em
operações combinadas. Dessa forma, diferentes nações atuam em cenários de conflito de maneira integrada e cooperativa, promovendo a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes. O CRUZEX é uma operação aérea multinacional comandada pela FAB desde 2002.
Conforme o Diretor da CRUZEX 2024, que também é o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, o objetivo do exercício é desenvolver a cooperação e as relações entre o Brasil e as nações participantes, compartilhando uma experiência comum nos cenários de Composite Air Operations (COMAO) e Missões de Guerra Convencional, incluindo Espaço e Operações Cibernéticas.
“A realização de mais uma edição do maior treinamento multinacional de guerra da América Latina visa a fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores.
É uma oportunidade, tanto para os militares da FAB como dos outros 15 países participantes, de agregar conhecimentos possibilitando experiências em cenários de ação conjunta”, ressalta o Oficial-General.

Dinâmica do treinamento
Aeronaves
Dos países participantes com aeronaves, o Brasil estará presente com os caças F-39 Gripen, F-5EM, A-1, A-29B, de transporte C-99, C-105/SC-105 Amazonas, KC-390 Millennium, E-99M e helicóptero H-36 Caracal da FAB, além do A4 da Marinha do Brasil (MB); a Argentina, com IA-63 Pampa e KC-130H; o Chile com o KC-135 e F-16; a Colômbia com KC-767; os Estados Unidos com F-15 e KC-46 (767); Paraguai com AT-27 e C-212; Peru com KT-1P e KC-130; e Portugal com KC-390.
Preparação
Neste sábado (2), chegaram os principais esquadrões internacionais, entre eles, as aeronaves dos Estados Unidos, do Chile, do Peru, do Paraguai e da Argentina. Como a Base ainda está fechada para preparação do evento, nosso correspondente uniu-se à algumas dezenas de fãs da aviação e conseguiu flagrar essas chegadas.
Os mais esperados por todos, como já era de se esperar, foram os caças F-16 chilenos e os F-15 dos Estados Unidos, estes, pela primeira vez do modelo em solo brasileiro.










